A exemplo do que vem ocorrendo em diversas cidades do país, a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19 tem motivado as administrações municipais a procederem obras de reformar ou mesmo de construção de unidades escolares, como forma de anteciparem a receptividade aos alunos no momento em que as classes forem liberadas.
Em Osasco, exemplo semelhante se repetiu na sexta-feira, dia 28 de maio, quando a Prefeitura entregou a reforma e ampliação do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria Madalena Leite Barbosa Freixeda, localizado na rua Cedro, 121, Cidade das Flores.
Assim como tem procedido em outras unidades escolares, a revitalização do Cemei por parte da administração municipal foi geral e incluiu pintura interna e externa, manutenção elétrica, hidráulica e do telhado; e troca de iluminação para os ambientes. As melhorias contemplaram salas de aulas, refeitório, banheiros, lavanderia e a cozinha, que foi ampliada. O playground da escola recebeu novos brinquedos e um tapete emborrachado para que as crianças brinquem com segurança.
O prefeito Rogério Lins (Pode) esteve na unidade escolar e destacou que as melhorias foram solicitadas por profissionais que atuam no local. “Lembro que, na última vez que estive aqui, os colaboradores pediram as melhorias e nós fizemos. Gradativamente vamos melhorando a infraestrutura das escolas, garantindo um ambiente mais agradável para os educadores e os alunos”, disse. Ele ainda lembrou que, em 2020, Osasco reformou 51 escolas municipais e, neste ano, 31 já estão com contrato assinado para receberem melhorias.
Atualmente, o Cemei Maria Madalena Leite Barbosa Freixeda atende 170 alunos, em meio período e período integral entre alunos da creche e da educação infantil.