Início Cidades Volta da quermesse, missas e bolo celebram Santo Antônio, padroeiro de Osasco

Volta da quermesse, missas e bolo celebram Santo Antônio, padroeiro de Osasco

1757
0

O município de Osasco celebra neste domingo, 13 de junho, o dia de seu padroeiro, Santo Antônio, de quem era devoto o fundador da cidade, o italiano Antônio Agu.
Assim como já aconteceu no ano passado, as comemorações ficarão restritas àquelas promovidas pela Catedral de Santo Antônio – de cunho religioso –, em respeito aos protocolos de saúde impostos pela pandemia de Covid-19, sem a promoção de atividades cívicas pela Prefeitura, por exemplo.
Dentro dessa programação, teve início no dia 1º de junho a Trezena de Santo Antônio, com a oração do Santo Terço às 18h15, seguida da Santa Missa às 19 horas e que segue até este sábado, 12, quando acontecerá o levantamento do Mastro de Santo Antônio, em frente à Igreja.
As missas do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, acontecerão às 7, 10, 12, 15 e às 19 horas e poderão ter a presença de público. Não será necessário fazer inscrição ou agendamento para participar das missas de maneira presencial.
Após a missa das 15 horas a imagem de Santo Antônio passará por algumas ruas do Centro de Osasco, Bela Vista, Vila Osasco, Vila Yara e outros bairros,  em carro aberto estendendo-se a bênção para todos os moradores da cidade.

BOLO, QUERMESSE E LEILÃO

O tradicional bolo de Santo Antônio será vendido no Espaço Catedral, das 9 às 17 horas. O pedaço de bolo custa R$ 10,00 e toda a renda será revertida para as manutenções da Igreja. Foram feitas as vendas antecipadas pelo site da Catedral, mas o pedaço de bolo também poderá ser adquirido no dia do padroeiro. Haverá voluntários para organizar as filas para que não haja aglomeração de pessoas. No dia 13 de junho, a retirada do bolo acontecerá no Espaço Catedral (Rua Dom Ercílio Turco, 60), das 9 às 17 horas.
A equipe de Eventos da Catedral também já iniciou a Quermesse 2021, agora em um novo formato. As pessoas podem degustar as delícias do cardápio no ambiente da quermesse (com segurança e distanciamento) ou em sua casa. Este ano há a novidade de um kit especial para o munícipe montar a sua festa junina no conforto do lar e ter um momento de confraternização com seus familiares. No kit há delícias de milho, doces típicos juninos, salgados e outras delícias. No ano passado, em razão da pandemia, não houve a realização da quermesse.
A encomenda do kit pode ser feita no site da Catedral, no ícone secretaria virtual, de maneira antecipada até as 17 horas das sextas-feiras ou diretamente nos caixas da quermesse no horário do evento.
A Quermesse acontece aos sábados, das 16 às 20 horas; e domingos das 9 às 12 e das 16 às 20 horas.
Monsenhor Claudemir vai colocar novamente a mão na massa para ajudar a Catedral de Santo Antônio. Será o segundo ano consecutivo que o pároco da Catedral fará bolos para que os fieis possam ajudar a Igreja Mãe da Diocese de Osasco. Desta vez, serão leiloados cinco bolos e toda renda arrecadada será revertida para ajudar na manutenção da Igreja.
Para participar, o interessado deve acessar o site www.catedraldeosasco.com.br, fazer a sua inscrição e em seguida entrar no grupo de WhatsApp do leilão pelo link que estará localizado ao final do cadastro.

O SANTO

Entre outras atribuições, Santo Antônio é conhecido como “casamenteiro”. O homem canonizado com o título seria Antônio de Lisboa, ou de Pádua, nascido em Lisboa, Portugal, entre 1191 e 1195. Durante sua vida, Antônio teria exercido a função de frade agostiniano e franciscano, tanto em Portugal, como na França e na Itália, país no qual se afirma morreu em 13 de junho de 1231.
De acordo com a história de Osasco, a família de Antônio Agu teria doado o terreno para a construção da primeira igreja (atual Catedral) construída em homenagem ao Santo, em 1930.
A efeméride se tornou feriado municipal.

Além das atribuições oficiais, Monsenhor Claudemir faz bolos para leilão virtual