Início Cidades CIS de Itapevi aponta redução de espera em quatro consultas médicas

CIS de Itapevi aponta redução de espera em quatro consultas médicas

1546
0
(Foto: Pedro Godoy/Ex Libris/PMI)

Filas de espera por consultas no CIS são zeradas em quatro especialidades médicas, indica levantamento

A Prefeitura de Itapevi divulgou no final da semana passada ter conseguido zerar as filas de atendimento a consultas em quatro especialidades no Centro Integrado de Saúde (CIS), conforme levantamento realizado na quinta-feira da semana passada, dia 10, pela Secretaria Municipal de Saúde. As áreas cuja redução fora constatada são de cardiologia adulta, endocrinologia obesidade infantil, reumatologia e pneumologia adulto. Em dezembro do ano passado, a administração municipal já havia anunciado ter conseguido acabar com as filas por consulta em outras cinco especialidades, sendo elas cirurgia vascular, endocrinologia infantil, gastroenterologista, mastologista e urologista.
Segundo esse levantamento da Secretaria de Saúde, a lista de espera por consultas teria caído 79,6% desde a implementação do espaço, em julho de 2020. A demanda reprimida era de 27.907 consultas e agora este número teria caído para 5.706.

TRANSPORTE GRATUITO

Localizado na rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87, na Vila Santa Rita, o CIS funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, período em que são realizadas consultas com 15 especialistas médicos e 18 tipos de exames diagnósticos e preventivos. As consultas oferecidas são de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, mastologia, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, psiquiatria e otorrinolaringologia. Os exames oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria.
O morador não precisa ir até o CIS para marcar consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. Se for necessário, ele faz uma guia de encaminhamento ao CIS.
A unidade também conta com serviço de transporte gratuito para deslocamento dos pacientes. Como o prédio está distante da região central, o Expresso Saúde faz o trajeto Terminal de Ônibus – CIS e vice-versa, para atender os pacientes. Apenas as pessoas que mostrarem ao motorista o SMS da Prefeitura confirmando a agendamento no CIS podem utilizar o transporte exclusivo até a unidade.

Unidade atende 15 especialidades e faz 18 tipos de exames (Foto: Pedro Godoy/Ex Libris/PMI)