A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco lançou na semana passada uma campanha para arrecadação de roupas masculinas para adultos em situação de rua. A ação se intensifica nesta época do ano em razão da proximidade do inverno e da queda das temperaturas.
Roupas como calças, camisas, agasalhos de moletom, blusas e meias precisam estar limpas e em bom estado e, após recolhidas, serão encaminhadas para os serviços de atendimento à população em situação de rua da administração pública (abordagem social, Centro Pop e Serviço de Acolhimento Institucional). As doações devem ser encaminhadas para a sede da Secretaria, à rua Dom Ercílio Turco, 180, Vila Osasco, próximo à Catedral de Santo Antônio.
A campanha vai até o final do inverno, dia 22 de setembro, e a Secretaria também oferece caixas para arrecadação coletiva nos locais que se dispuserem a participar da campanha. Neste caso, é necessário o contato pelo telefone 2183-6742.
ACOLHIMENTO
Osasco conta com três Centros de Acolhida voltados à população em situação de rua, sendo uma unidade masculina com capacidade para 60 atendimentos e uma unidade para mulheres e famílias com capacidade para 50 atendimentos, ambas no Rochdale; e uma unidade masculina no Centro, com capacidade para 30 atendimentos.
Nesses espaços, o acolhimento é realizado a partir das 16 horas. Primeiramente, entram na unidade aqueles que já possuem vaga fixa. Em seguida, aqueles que solicitam pernoite. São observados idosos, pessoas com deficiência ou problema momentâneo de saúde para prioridade de acesso às vagas.
Além dessas vagas nos centros de acolhimento, a Prefeitura anuncia que iria disponibilizar outras 30 em um hotel da cidade a partir desta semana, quando se inicia a operação inverno. Essas vagas ficarão disponíveis até o fim da operação, em 15 de setembro.
Durante o período da operação inverno, que já acontece há mais de dez anos, equipes da SAS realizam abordagens nas ruas (sempre que a temperatura for igual ou inferior a 13 graus) e entregam roupas para aqueles que não aceitam o acolhimento.