Na sexta-feira da semana passada, dia 18, a Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) completou seu 31º aniversário. O órgão, vinculado à Secretaria de Segurança e Controle Urbano da cidade, tem como atribuição atuar no policiamento preventivo e comunitário e na proteção dos bens, serviços e instalações do município.
Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, a administração municipal não realizou a tradicional solenidade na avenida Lázaro de Mello Brandão, em frente ao Paço Municipal. Acompanhado do secretário de Segurança e Controle Urbano, Coronel Virgolino; do comandante Raimundo e dos vereadores Ribamar Silva, Josias da Juco e Julião, o prefeito Rogério Lins (Pode) esteve na sede da GCM para celebrar a data e valorizar os profissionais da corporação: “Já avançamos bastante no combate à criminalidade, mas queremos fazer muito mais. Com o trabalho de vocês, Osasco se tornará referência em segurança pública. Hoje, neste dia especial, quero agradecer o trabalho de todos e pedir que Deus os proteja todos os dias”, disse o chefe do Executivo. Na ocasião, os guardas municipais que se destacaram em ocorrências entre junho de 2020 e junho deste ano receberam uma Láurea de Mérito Pessoal.
Criada no dia 18 de junho de 1990, atualmente a GCM de Osasco possui um efetivo de 502 agentes. Dentro da instituição há equipes especializadas para atender diversos tipos de ocorrências, desde o combate ao tráfico de drogas a casos de violência contra a mulher.