Início Cidades No frio intenso, Prefeitura de Osasco usa unidades de acolhimento e hotel...

No frio intenso, Prefeitura de Osasco usa unidades de acolhimento e hotel para receber vulneráveis

1218
0
Hotel deve receber até 30 homens durante o programa (Foto: Fernanda Cazarini)

Afirmando estar “atenta ao declínio econômico e social” imposto à população da cidade e do país por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Osasco firmou nova parceria com o hotel Íbis, localizado na região central da cidade, e pelo segundo ano seguido está acolhendo pessoas em situação de rua. O atendimento começou na semana passada e deve se estender até o mês de setembro.
Segundo números divulgados nesta semana, a Secretaria de Assistência Social do município (SAS) já encaminhou para o hotel 16 pessoas. O contrato prevê um total de 30 acolhimentos para homens. No local eles recebem três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e o encaminhamento é feito conforme a ocupação do Centro de Acolhida do Jardim Rochdale, na zona Norte.
Também de acordo com dados da municipalidade, no ano passado foram acolhidas no Íbis 71 pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os dias 30 de abril e 30 de outubro. Também foram acolhidas 100 pessoas no Rochdale (homens e mulheres) e 30 na unidade Centro.

ACOLHIMENTO E ROUPAS

Desde o dia 15 de junho (até 15 de setembro), a SAS realiza a Operação Inverno, por meio da qual faz abordagens à noite nas ruas e encaminha pessoas (com concordância delas) para os três Centros de Acolhida: dois no Rochdale (um para homens, com 60 vagas, e outro para mulheres, com 50 vagas) e um no Centro (30 vagas).
A abordagem noturna é feita sempre que a temperatura for igual ou inferior a 13 graus. Também é feita arrecadação e entrega de roupas nas ruas para aqueles que não aceitam o acolhimento durante o período da operação.
O acolhimento nas unidades é realizado a partir das 16 horas. Primeiramente entram aqueles que já possuem vaga fixa. Em seguida, os que solicitam pernoite. A prioridade é para idosos, pessoas com deficiência ou problema momentâneo de saúde.