30As Olimpíadas de Tóquio completam nesta sexta-feira, 30, uma semana de seu início oficial e com a delegação brasileira, que começou as competições com 305 atletas disputando 35 das 42 modalidades, já comemorando sete subidas ao pódio.
Até o fechamento desta edição na quinta-feira, 29, o Brasil ocupava a 19ª posição no quadro geral de medalhas, com 1 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.
Italo Ferreira, surfista potiguar, era o destaque por ter conquistado na terça-feira, 27, a primeira medalha de ouro do país, competindo em modalidade estreante na competição. Do skate, que também debuta nos Jogos, vieram as medalhas de prata, ambas na modalidade street: Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, ela com apenas 13 anos, são os protagonistas da façanha. Fernando Scheffer, nos 200 metros da natação, e os judocas Daniel Cargnin (até 66 kg) e Mayra Aguiar (78kg) faturaram bronze.
Na quinta-feira veio outra medalha inédita para o Brasil: na ginástica olímpica feminina, Rebeca Andrade ficou com a prata no individual feminino, sendo a primeira ginasta mulher do país a conquistar tal façanha.
Além das medalhas já computadas, o Brasil ainda alimentava esperanças de novas conquistas, principalmente em competições coletivas, como o futebol masculino e feminino; o voleibol também masculino e feminino; a vela; e o vôlei de praia.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio prosseguem até o dia 8 de agosto.