Início Cidades Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população...

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população brasileira

713
0
Foto: Tony Winston/MS

A campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. O anúncio foi feito no sábado, 3, pelo Ministério da Saúde, que já naquela data comunicou os representantes de estados e municípios do país. A partir de então, as secretarias de saúde podem decidir qual a melhor forma de ampliar a imunização em cada município.
Nesse sentido, boa parte das prefeituras da região Oeste da Grande São Paulo já estão disponibilizando pessoal e postos de vacinação. Cada uma delas disponibiliza em suas redes sociais tais procedimentos.
“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Parte da decisão também se apoia na baixa adesão do público à campanha de vacinação contra a gripe, já que a população tem priorizado a vacina contra a Covid-19.
A campanha conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas. Até o sábado, 34,2 milhões de pessoas estavam imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários.
Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários. Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.