Início Cidades Barueri inicia reformas em duas Unidades Básicas de Saúde

Barueri inicia reformas em duas Unidades Básicas de Saúde

1113
0
Foto: Ricardo Santos/Secom

Com reformas iniciadas, Unidades Básicas de Saúde de Barueri poderão ampliar atendimento em 20%

A Prefeitura de Barueri divulgou ter iniciado no final do mês passado (julho) as reformas de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma no bairro da Aldeia (UBS José Francisco Caiaba) e outra no Jardim Santa Cecília (UBS Maria Magdalena Macedo). As obras incluem ampliações, devido ao alto fluxo de atendimentos dessas unidades, com o objetivo de oferecer maior capacidade e qualidade no atendimento.
Segundo a Prefeitura local, a UBS José Francisco Caiaba contabilizava uma média mensal de 5.415 atendimentos, compreendidos nos serviços de clínica médica, ginecologia, pediatria, na aplicação de imunizantes, em curativos, inalações, na coleta de exames laboratoriais, no acolhimento de enfermagem, de odontologia (clínica, prótese dentária e odontopediatria) e grupos de Planejamento Familiar e de Vida Ativa. Já a UBS Maria Magdalena Macedo registrava uma média de 2.112 acompanhamentos mensais em clínica médica, ginecologia, pediatria, na aplicação de vacinas, em curativos, inalações, na coleta de exames laboratoriais, no acolhimento de enfermagem e nos grupos de Planejamento Familiar e de Vida Ativa.
Com as obras finalizadas, a expectativa da administração pública é que a capacidade de ambas seja 20% superior. Regiane Bogusiak Vidic, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), ressalta a importância de tais obras. “A restruturação das Unidades Básicas de Saúde do município é de extrema importância para aumentar a qualidade da assistência à saúde da população. Adequando o espaço físico das unidades, conseguimos proporcionar melhores condições de atendimento e ampliar ofertas de serviços de saúde”, destaca.

ATENDENDO
EM OUTROS LOCAIS

Os usuários atendidos por essas duas UBS temporariamente fechadas estão sendo redirecionados para outras unidades: pacientes da UBS da Aldeia podem encaminhar-se para o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps – Rua Jose Maria Balieiro, 715) para consultas, ao Caps Infantil (Rua Raul Makaiossi Honda, 68) para o atendimento farmacêutico e ao Centro de Especialidades (Rua Benedita Guerra Zendron, 171/225 – Centro) para acompanhamento odontológico.
Já os pacientes da UBS do Santa Cecília devem buscar atendimento na UBS Amaro José de Souza, no Jardim Mutinga.
A previsão da Prefeitura é que as obras nas duas UBS sejam finalizadas em janeiro de 2022.

Unidades terão estrutura e atendimento ampliados – Foto: Ricardo Santos/Secom