Início Cidades Novo projeto visa qualificar profissionalmente alunos da Educação de Jovens e Adultos...

Novo projeto visa qualificar profissionalmente alunos da Educação de Jovens e Adultos de Osasco

434
0
Piteri: “mais uma conquista e experiência de sucesso” (Foto: Fernanda Cazarini)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco firmou parceria com a empresa Fênix e promoveu o lançamento, na sexta-feira, dia 20, do projeto Ejapro, cujo objetivo é atender às necessidades na orientação profissional dos estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Movimento de Alfabetização (Mova). O evento de lançamento aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, onde reuniram-se docentes, educandos, secretários, vereadores e diretores de ensino.
O projeto Ejapro visa oferecer cursos de artes, alimentação e saúde, inclusão digital, construção civil, jardinagem e horta, entre outros, com duração semestral. Os estudantes têm autonomia na escolha do curso e a opção é feita, coletivamente, pelos alunos de cada sala de aula. Os professores passam por formações pedagógicas para desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos e criar alternativas que possibilitem atuação voltada de forma mais adequada ao estudante trabalhador.
O secretário de Educação, Cláudio Piteri, pontuou que o governo do prefeito Rogério Lins (Pode) desenvolve ações que elevam o aprendizado para além da sala de aula: “Resultado desse trabalho destaca Osasco o município como uma das cidades com melhores práticas educativas na educação de jovens e adultos no Brasil. Esta é mais uma conquista e experiência de sucesso que a educação municipal alcançou para garantia de políticas públicas e uma educação de qualidade”, ponderou.
A EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. O curso corresponde ao 1º segmento do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série) e pode ser completado em três anos. O projeto deve beneficiar cerca de 1.806 educandos matriculados em 25 unidades educacionais e 12 núcleos de Mova.
Segundo a supervisora de ensino, Rutiléia Antunes, os cursos do projeto Ejapro são semestrais e, ao longo de um ano, o educando pode fazer até dois módulos, sendo um por semestre. “Os cursos integram a grade curricular. Além disso, as aulas de alfabetização juntamente aos cursos acontecem simultaneamente nas unidades educacionais, onde professores e técnicos responsáveis pela aplicação atuam juntos em sala de aula”, finalizou.