Início Cidades Campanha Setembro Amarelo em Jandira procura sensibilizar população para prevenção ao suicídio

Campanha Setembro Amarelo em Jandira procura sensibilizar população para prevenção ao suicídio

880
0
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove a ação, nacionalmente, desde 2014 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas)

Com a chegada do novo mês, na semana passada a Prefeitura de Jandira, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou parte das ações que serão realizadas pela campanha Setembro Amarelo. Organizada nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o ponto alto da campanha ocorre nesta sexta-feira, dia 10, com a passagem oficial do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
De acordo com a área da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Jandira, a programação apresentada tem o intuito de sensibilizar e conscientizar na prevenção ao suicídio e, para tanto, as unidades de saúde desenvolverão algumas oficinas como a Confecção da “Árvore da Vida”, ação que  representa a jornada do indivíduo: do nascimento (a semente) e estabelecimento de raízes firmes no solo, até o crescimento rumo ao sol, frutificando e renascendo em futuras gerações. Dessa forma, a “Árvore da Vida” está associada aos seguintes valores: criação, fertilidade, crescimento, pureza, elevação e equilíbrio.
Haverá também uma caminhada pela vida nesta sexta-feira, 10, pela manhã, com a finalidade de para chamar atenção para o Dia Mundial de Prevenção do suicídio. A Prefeitura não divulgou, no entanto, de onde parte e quais serão os participantes da caminhada.
Posteriormente, serão realizadas roda de conversa nas unidades de saúde e palestras nas escolas para estimular debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população para a importância de sua discussão.
Está programada uma oficina com o título: “Eu gosto”, inspirada no livro do mesmo nome, onde os usuários de saúde poderão escrever poemas sobre as pequenas coisas que gostam, num convite para a auto percepção.
Ao final do mês será realizada uma exposição dos trabalhos realizados durante as oficinas e palestra sobre o tema, que estarão disponíveis no Espaço Cultural Biguá, localizado na cidade.