Mulheres podem fazer exames na Carreta da Mamografia sem pedido médico
Numa iniciativa que tem como objetivo incentivar a realização de mamografias para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, chegou à cidade de Osasco nesta semana a Carreta da Mamografia, do programa estadual “Mulheres de Peito”. Além do mamógrafo, a carreta possui uma equipe multidisciplinar, o que inclui técnicos em radiologia e profissionais de enfermagem.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos não precisam apresentar pedido médico. Basta comparecer ao local com RG e Cartão do SUS. Fora dessa faixa etária, a munícipe deve ter a solicitação médica, que pode ser tanto da rede pública ou particular.
Em Osasco, os exames na carreta da mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 horas (50 senhas são distribuídas), e aos sábados, das 8 às 12 horas (25 senhas são distribuídas). O equipamento está instalado em frente ao Shopping União, na avenida dos Autonomistas, altura do número 1.400; e ali deve permanecer até o dia 18 de setembro.
ENCAMINHAMENTO E AGENDAMENTO
Após a realização da mamografia, as imagens são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem e em até três dias o laudo é emitido. Feito isso, caso seja identificada alguma alteração no exame ou suspeita de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde entra em contato com a munícipe para que ela seja encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares e acompanhamento com médico especialista.
“É importante que as mulheres façam o exame e previnam-se contra o câncer de mama”, disse o prefeito Rogério Lins (Pode) em visita à carreta, na quarta-feira, dia 8.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica do programa. Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos cerca de 200 serviços com mamógrafo do SUS de SP.
O call center é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença.
O CÂNCER DE MAMA
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que em 2020, 66.280 pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama, causando 18.068 mortes em 2019. A doença causa multiplicação desordenada de células anormais da mama e forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.