Início Cidades Com 22 metros de profundidade, piscinão no Silveira deve ficar pronto em...

Com 22 metros de profundidade, piscinão no Silveira deve ficar pronto em 2023

974
0
O empreendimento está sendo executado em uma área de 24 mil m² (Foto: Divulgação Secom)

Já considerada pela própria administração pública como uma das principais obras da atual gestão do prefeito Rubens Furlan (PSDB), está sendo implantado – ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira (linha 8 – Diamante da CPTM)  e às margens do rio Barueri-Mirim – um piscinão que se propõe a dar fim aos problemas de enchentes registradas nos últimos anos no Centro da cidade.
Construído num espaço com cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade (o equivalente a um prédio de sete andares), o piscinão, segundo seus executores, deverá ser capaz de reter mais de 200 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para evitar a cheia do rio Barueri-Mirim em dias de chuva intensa, por exemplo. Os principais beneficiados dessa engenharia serão os estabelecimentos ao longo do Boulevard, no Centro da cidade, onde o Barueri-Mirim é canalizado. Em fevereiro do ano passado, época de fortes chuvas, houve um grande alagamento no local.
Depois de pronto, um sistema de bombas hidráulicas fará o excesso de água desviar para o reservatório,  em dias de chuvas intensas, para posteriormente ser escoado paulatinamente  de volta ao rio, por um ramal do próprio piscinão.
No projeto do piscinão há ainda a previsão de construção de uma pista no entorno do reservatório, que poderá ser utilizada como área de lazer.

COMBATENDO ENCHENTES

Sob a tutela do secretário de Obras e vice-prefeito de Barueri, Beto Piteri, as ações de combate às enchentes na cidade devem ganhar reforço de outras ações. “Estamos focados, trabalhando muito forte, na questão de enchentes em nossa cidade”, afirma o secretário. Ele cita, por exemplo, que o governo concluirá os serviços da obra da galeria da Vila do Sapo (bairro Engenho Novo) e está licitando o projeto para construção de outra galeria na avenida Piracema, perto do Shopping Tamboré, outro ponto de constantes alagamentos. “Queremos resolver o problema de enchentes lá também”, reforça.
A obra próxima à estação ferroviária do Jardim Silveira está na fase de escavação, onde será construído o piscinão propriamente dito, e da execução das paredes da fundação. Ela teve início em maio e tem previsão de conclusão em 2023.