Início Geral PZ Ministério da Saúde e governo de São Paulo comemoram índices de...

Ministério da Saúde e governo de São Paulo comemoram índices de vacinação contra a Covid-19

489
0
O Ministério da Saúde celebra o número de vacinas distribuídas em todo o país (Foto: Tony Winston/MS/Fotos Públicas)

Ministério da Saúde diz ter completado ciclo de vacinação da primeira dose entre brasileiros e SP atinge 100% dos idosos acima de 65 anos

O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira, 15, ter concluído o envio de imunizantes para vacinar, com a primeira dose contra a Covid-19, os mais de 158 milhões de brasileiros acima de 18 anos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Para garantir que toda a população adulta com mais de 18 anos seja vacinada com a primeira dose, a pasta enviou nesta semana, para todo o país, o último lote com 1,1 milhão de doses de vacinas da Pfizer/BioNtech. Cerca de 260,9 mil doses imunizantes, por exemplo, foram encaminhadas para o Estado de São Paulo. Com essa distribuição, o Brasil chega a mais de 265 milhões de doses enviadas às unidades federativas, segundo dados do Ministério.
Finalizada esta etapa, a partir de agora, será possível seguir com os próximos passos da campanha de vacinação. O Ministério da Saúde começa a enviar vacinas para imunizar adolescentes, entre 12 e 17 anos, com comorbidades. Além disso, a pasta também começa o envio das doses para o reforço entre os grupos prioritários, preferencialmente com a vacina da Pfizer. O reforço para idosos acima de 70 anos deve ocorrer seis meses após a segunda dose ou a dose única e as pessoas imunossuprimidas devem respeitar o intervalo de 28 dias após a segunda dose ou dose única. A redução do intervalo da Pfizer, de 12 para 8 semanas, também está previsto a partir de agora.

100% DOS IDOSOS
Enquanto isso, no Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciava na mesma quarta-feira, 15, que o Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinação contra Covid-19 entre todos os idosos acima de 60 anos com esquema de imunização completo, protegendo mais de 7,3 milhões de pessoas. No público acima de 65 anos, foi atingido 100% de cobertura vacinal em todas as estratificações. Na faixa de 60 a 64 o percentual foi de 93,5%, também acima da meta definida da campanha, que é de ao menos 90% dos públicos-alvo. “Nós vencemos esta luta para que as pessoas pudessem ter consciência que era fundamental serem vacinadas para estarem protegidas na sua vida. Neste momento, nós estamos celebrando isso. Trata-se de um porcentual de adesão extraordinário”, disse Doria.
Dos 7,3 milhões de idosos vacinados em São Paulo, 3,93 milhões estão na faixa de 60 a 69 anos; 2,27 milhões entre 70 e 79; 924,9 mil de 80 a 85; e 207,3 mil acima de 90 anos. “A meta, pela Organização Social de Saúde (OMS), é de 90%, mas na população de 65 a 90 anos ou mais, nós atingimos mais de 100% dessa meta. Mostrando que a população acredita na vacina, confia na vacina e sabe que a melhor forma de passar por essa pandemia é estando vacinado”, afirmou a Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização (PEI) de SP, Regiane de Paula.
Segundo dados do governo, com a mobilização das 645 cidades, 97,38% da população adulta de SP já recebeu pelo menos uma dose da vacina e 61,75% das pessoas com idade acima de 18 anos já têm esquema vacinal completo. Os dados estão disponíveis e são atualizados em tempo real no Vacinômetro do site do Governo de SP.