Antecipação de 12 para 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer pode chegar a 6,9 milhões de pessoas
Na quarta-feira, 22, durante entrevista concedida no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) anunciou que, no Estado de São Paulo, o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 será antecipado das atuais 12 para 8 semanas. Com isso, quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação.
“O governo de São Paulo tomou a decisão de antecipar a vacinação na mesma linha dos governadores que aqui estão. Todos estão comprometidos com a ciência. Desde o início da pandemia defenderam a ciência, se expondo publicamente na tomada de medidas para a proteção da vida de seus cidadãos”, disse Doria referindo-se aos representantes dos estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí, que firmavam acordo com o Instituto Butantan para o fornecimento de 2,5 milhões de doses da vacina Coronavac.
A nova estratégia definida pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) poderá ser realizada a partir desta sexta-feira, 24, pelos 645 municípios paulistas. Conforme balanço da campanha, 6,9 milhões de pessoas já imunizadas com a primeira dose serão beneficiadas com essa redução de tempo de espera.
Para reforçar as orientações à população, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre a medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferir a sua carteira de vacinação.
Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 28 dias antes da data até então sinalizada para receber a segunda dose.
“A partir de hoje, cerca de 2 milhões de doses estão sendo enviadas aos 645 municípios do Estado para que a gente possa fazer antecipação e a conclusão do esquema vacinal”, explicou a Coordenadora do PEI, Regiane de Paula.