Início Cidades Limpeza de locais com maior risco de alagamento segue até o final...

Limpeza de locais com maior risco de alagamento segue até o final de novembro em Itapevi

450
0
Onde o espaço permite, máquinas são utilizadas para intensificar as ações - Foto: Felipe Barros/ExLibris/PMI

A fim de prevenir enchentes com a chegada das chuvas previstas para o final do ano, a Prefeitura de Itapevi informou que tem intensificado, nas últimas semanas, as ações da Operação Verão que consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas que são mais afetadas pelo problema. A administração municipal divulgou que as principais atividades ocorrem com a retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha desses locais e também nas margens dos rios, piscinões e em 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.
Os serviços devem acontecer até o final de novembro, cobrindo uma área de cerca de 8 quilômetros.
Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários, estão sendo utilizadas máquinas escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira. Já nas áreas onde não é possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana realizam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.
Uma das ações apontadas pela Prefeitura de Itapevi, que ocorre desde junho, trata simultaneamente da limpeza do rio Barueri-Mirim, Córrego Paim e dos piscinões Vitápolis e Suburbano. Os serviços são feitos por etapas: a sujeira é retirada por meio de caminhões e depositada em um chamado “bota-seca” até o material descansar e secar, para depois ser transportado para o aterro sanitário.