Início Cidades Núcleo de Controle de Zoonoses intensifica combate ao Aedes aegypti em Osasco

Núcleo de Controle de Zoonoses intensifica combate ao Aedes aegypti em Osasco

901
0
Foto: Fernanda Cazarini

Com a chegada da Primavera, Osasco intensifica ações de combate à dengue

A Prefeitura de Osasco divulgou na semana passada que tem intensificado as ações contra o Aedes aegypti na cidade, mosquito responsável pela proliferação de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Os mecanismos de prevenção, feitos por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses e Arboviroses, vinculado à Secretaria de Saúde, ocorrem ao longo do ano, mas a cada três meses é feito um levantamento de índices larvários na cidade, tendo como foco a eliminação de criadouros, principalmente em bairros com maior incidência.
Todo caso notificado no município, seja ele confirmado ou não, recebe a visita de um agente na residência para fazer a pesquisa e eliminação de possíveis focos do mosquito. O agente orienta o morador no manejo correto de inservíveis para evitar o acúmulo de água. Esse processo é feito porque, na maioria dos casos, o perigo está dentro de casa.
Na quinta-feira da semana passada, 23/9, uma equipe de combate à dengue e outras arboviroses esteve no Jardim Padroeira realizando o trabalho de rotina de casa em casa. Toda visita é registrada em um Boletim Diário, que depois é encaminhado à Vigilância Epidemiológica para controle. “Quando constatamos casos positivados de dengue, mandamos uma equipe à residência equipada com máquinas nebulizadoras para aplicação de inseticida e realização do bloqueio nas casas vizinhas e em todo o quarteirão do bairro”, informou o gerente do Núcleo, Enoque Luz.
Além da vistoria residencial (porta a porta), os agentes também fazem o bloqueio de criadouros, a vistoria de pontos estratégicos, como desmanches, sucatas, ferros velhos, borracharias, equipamentos públicos, como escolas e unidades da administração pública, assim como empresas e grandes obras.

RECOMENDAÇÕES E DENÚNCIAS

Para o combate à dengue, os agentes recomendam que pelo menos uma vez por semana os moradores façam uma varredura no imóvel, vistoriando quintais, calhas, caixas d’água, lajes, ralos, jardins, pratinhos das plantas e demais locais e objetos que possam acumular água, principalmente durante a Primavera, em que o risco de aumento da proliferação das larvas é maior, por conta das características próprias da estação, com temperaturas mais elevadas e chuvas ocasionais.
Segundo dados da Prefeitura, Osasco teve 307 casos de dengue notificados este ano, dos quais 164 confirmados. Houve nove notificações para suspeita de Chikungunya, das quais duas foram confirmadas e nenhum caso confirmado de zika e febre amarela.
Para abertura de solicitações ou denúncia sobre dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura disponibiliza o telefone 156 (3651-7080) ou o APP 156 Osasco. O Núcleo de Controle de Combate à Dengue e outras arboviroses está localizado na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.881, Jardim das Flores. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A equipe de combate ao mosquito faz vistorias de casa em casa – Foto: Fernanda Cazarini