Assim como outros setores da administração municipal, também o Fundo Social de Solidariedade de Osasco retomou suas atividades na sede da avenida Lázaro de Mello Brandão, 140, na Vila Campesina, junto ao Paço Municipal. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para retirada de cestas básicas, fraldas geriátricas, cadastramento e demais solicitações; e vinha ocorrendo temporariamente no Espaço Mãos do Futuro, por conta da reforma de manutenção e zeladoria executada pela Secretaria de Serviços e Obras.
Com a reforma, a fachada do Fundo Social de Solidariedade recebeu um jardim vertical, elaborado pela equipe do Departamento de Plantio e Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O destaque do novo espaço foi dado a um grande letreiro, composto por estrutura metálica e vasos com mudas de samambaias e arbustos iresine de cor avermelhada que compõem a frase “Eu amo OZ”.
A palavra “amo” está representada por um coração e vasos de iresine, bem ao centro, e Osasco representado pelo “OZ”, como é popularmente chamada. O painel celebra o início da Primavera e foi idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins.
“Queria deixar o paredão branco um pouco mais humanizado e pensei em criar um jardim com flores ou fazer um grafite para os munícipes terem um ambiente mais acolhedor quando vierem buscar atendimento aqui no Fundo Social. Procurei o secretário de Meio Ambiente, Fábio Grossi, para ver a possibilidade de fazer o jardim vertical. Após estudarmos a ideia, Grossi sugeriu o painel ao invés da pintura. Ficou lindo e valorizou muito o prédio, além de trazer vida ao espaço, porque as pessoas param e tiram fotos. É muito bom ver intervenções como essa no nosso município”, disse Aline Lins.
“Tivemos o cuidado de elaborar o jardim vertical com um sistema de irrigação totalmente automatizado, sem que haja necessidade de irrigação manual, até mesmo por conta da altura”, explicou Grossi. O jardim vertical também recebeu iluminação. “Ele tem um sensor de fotocélula que aciona a iluminação assim que começa escurecer”, disse Grossi.
Outras intervenções de paisagismo e arborização pelas ruas de Osasco são realizadas pela Semarh. Uma delas é o jardim florido recém-implantado no antigo chafariz do Bulevar Ulisses Dante Batiston, em frente ao Fundo Social. Quem passa pelo local encontra diversas flores em tons amarelo, vermelho, laranja e róseas de flores e arbustos como dracena, cravo de defunto, erika, azaleia, icsória, entre outras.