A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, divulgou nesta semana, em material distribuído à imprensa, o alerta para um novo golpe praticado por estelionatários que usam o nome de escritórios de advocacia não credenciados pela companhia. Pela apuração da CDHU, eles enviam cartas para a casa dos mutuários, oferecendo falsas propostas de acordo com descontos para regularização da dívida.
A orientação da companhia para o mutuário é desconsiderar essa carta e denunciar seu recebimento por meio de seus canais oficiais: o site https://www.cdhu.sp.gov.br (acessar o menu no lado esquerdo, clicar em Contato e Localização e depois em Ouvidoria/Denúncias) ou pelo Alô CDHU 0800 000 2348. O mutuário também é orientado a registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia (presencialmente ou pela internet) por estelionato ou tentativa de estelionato.
Caso queira conhecer os escritórios de advocacia credenciados pela CDHU e a região de atuação de cada um deles, o mutuário pode acesar o link www.cdhu.sp.gov.br/web/guest/servicos-mutuario/escritorios-juridicos .
Outra modalidade similar de golpe usa o aplicativo de mensagens Whats App para também oferecer falsas negociações financeiras. Por isso, a CDHU reforça ao mutuário que não negocia nem envia boletos por WhatsApp; não solicita qualquer tipo de depósito ou transferência bancária ou PIX para pagamento de boletos ou quitação de débitos; e seus boletos são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, cujos códigos de barras iniciam com 104 ou 001.