Na sexta-feira da semana passada, dia 8, a Prefeitura de Itapevi lacrou, pela terceira vez neste ano, um bota-fora irregular de entulhos e terra localizado na estrada das Pitas, 291. Para impedir a reabertura ilegal, servidores municipais colocaram barreiras de concreto e valas, impossibilitando o acesso de caminhões que fazem o descarte irregular.
Nos meses de abril e maio, a Prefeitura já havia fechado o local, onde funciona – segundo a administração municipal – uma empresa irregular de terraplanagem. A ação envolveu agentes municipais de fiscalização e de meio ambiente.
Durante as vistorias anteriores, fiscais constataram a presença de entulhos descartados no local, sem qualquer método de controle de poluição ambiental, e um curso d’água em área de preservação permanente sendo atingido pelos resíduos de construção civil.
Na manhã desta sexta-feira, foi constatada a presença de material terroso, além de entulho e resíduos domiciliares.
O local está embargado tanto pela Prefeitura de Itapevi como pela Polícia Militar Ambiental. A ação foi apresentada à Delegacia de Crimes Ambientais de Barueri, onde já há um inquérito aberto para apurar a situação.
A ocorrência também foi registrada junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por descarte de resíduo e intervenção em Área de Preservação Permanente (APP).
A autuação contou com a participação de agentes das secretarias de Fazenda e Patrimônio, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Meio Ambiente e Defesa dos Animais.
Para denunciar, o cidadão pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi), pelo telefone 4143-7600. A Guarda Civil Municipal (GCM), que apoia as ações dos fiscais, atende 24 horas por dia no telefone 153.