Início Geral PZ Com expectativa de 1,6 milhão de veículos nas rodovias da região, concessionárias...

Com expectativa de 1,6 milhão de veículos nas rodovias da região, concessionárias passam a atender pelo WhatsApp

2130
0

Com o Feriado de Finados prolongado para muitas pessoas, principalmente ao funcionalismo público que também comemorou o Dia do Servidor em 28 de outubro (ver matéria nesta edição), as concessionárias de rodovias que atuam na região programaram operação especial para este final de semana, desta vez com uma novidade: a CCR ViaOeste e CCR RodoAnel iniciam também o atendimento aos clientes que utilizam o Sistema Castello-Raposo e o trecho Oeste do Rodoanel por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Popular entre utilizadores de smartphones, pelo aplicativo é possível obter informações sobre condições de tráfego e solicitar serviços como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências nas rodovias.
Nessa nova ferramenta, o atendimento é feito por meio de Inteligência Artificial, que a partir da interação entre o cliente e o aplicativo fornece as informações solicitadas pelos usuários ou direciona para a equipe de atendimento da concessionária, que dará continuidade no processo por meio do próprio WhatsApp. Para utilizar o serviço, o cliente deve salvar o número (11) 2664-6120 para atendimento da CCR ViaOeste e (11) 2664-6140 para a CCR RodoAnel. O botão WhatsApp, presente na versão mobile e desktop do site das duas concessionárias direciona automaticamente para o aplicativo ou versão web.
Ao acionar os serviços da concessionária por meio do aplicativo, o motorista pode utilizar a ferramenta de compartilhamento de localização, enviando o local exato onde está. A maior parte dos acionamentos atualmente é realizada a partir de ligações para a central 0800 por meio de telefones celulares, sendo que o motorista precisa informar o ponto exato onde permanece parado, alguma referência física da rodovia, como um viaduto, um marco quilométrico, ou um bairro, por exemplo. “Com o compartilhamento de localização, ganhamos tempo e garantimos mais agilidade no atendimento da ocorrência”, destaca o coordenador de Tráfego da CCR ViaOeste, Alessandro Pereira.
Em situações onde há urgência, o atendente humano, que está no Centro de Controle Operacional das duas concessionárias, assume imediatamente o atendimento. O novo canal é um serviço que passa a integrar o SOS Usuário das concessionárias, que já conta com o com atendimento telefônico a partir do 0800 701 5555 para a CCR ViaOeste e 0800 773 6699 para a CCR RodoAnel ou por meio dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia, além das câmeras de monitoramento de tráfego.

OPERAÇÃO FINADOS

Para o feriado de Finados, a previsão das concessionárias é que mais de 1,6 milhão de veículos devem realizar o deslocamento no Sistema Castello-Raposo e trecho Oeste do Rodoanel durante a operação especial que tem início na zero hora desta sexta-feira (29/10) e se estende até meia-noite da próxima terça-feira (02/11). Apenas no Sistema Castello-Raposo a expectativa da CCR ViaOeste é que o fluxo seja de 609 mil veículos. Já a CCR RodoAnel estima movimento de 1,043 milhão de veículos no trecho Oeste do Rodoanel.
Nesta sexta-feira a previsão da CCR ViaOeste é que a movimentação de veículos seja mais intensa das 16 às 20 horas. No sábado (30/10), o fluxo deve ser maior das 7 às 12 horas. No retorno, a concessionária estima maior movimento no sentido Capital na terça-feira (02/11), das 13 às 21 horas. No trecho Oeste do Rodoanel, o fluxo mais intenso é previsto nesta sexta-feira, das 15 às 20 horas, e no sábado das 9 às 12 horas. Nos demais dias, a expectativa da CCR RodoAnel é de tráfego normal, inclusive na volta do feriado.