A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco divulgou nesta semana que, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) vem atendendo a cerca de 25 mil alunos da rede municipal (Emei, Cemei, Cemeief, Emef e Emeief) somente com o tratamento e prevenção da saúde bucal das crianças. Os números foram apresentados em razão da passagem dos dias nacionais do Dentista e da Saúde Bucal, na última segunda-feira, dia 25/10.
Dentro do programa, nas escolas são realizadas a avaliação de saúde bucal, escovação dental supervisionada, educação em saúde bucal e aplicação tópica de flúor. Em casos mais complexos o aluno é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde tem cadastro. Se a criança tiver até 3 anos ela é encaminhada para a Odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além do atendimento realizado nas escolas, o serviço odontológico público se estende às 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos 2 Centros de Atenção do Idoso (CAI), à Policlínica Zona Sul e ao Centro de Especialidades Odontológicas – Brasil Sorridente (CEO), com as seguintes especialidades: paciente com necessidades especiais, odontopediatria, dentística, prótese, periodontia, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial.
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria, a odontóloga Juliana Yanagimori, “no geral são realizados 700 atendimentos diariamente”.
“A saúde bucal é importantíssima para a saúde como um todo. A falta de atenção e/ou cuidados nos princípios básicos de higienização podem acarretar doenças gravíssimas, de patologias bucais como câncer bucal, gengivite e periodontite, além de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. O nosso programa visa cuidar da saúde das crianças desde a primeira infância, ensinando-as desde pequenas a fazer uma boa higiene bucal. Esses ensinamentos tendem a ser seguidos por toda a vida”, disse o secretário de Saúde, Fernando Machado.
Em Osasco, o dia 25 de outubro integra ao calendário oficial do município e institui, por meio da Lei Municipal nº 4.219, a Semana Municipal da Saúde Bucal e Prevenção de Doenças Bucais.
No Brasil, o Dia Nacional do Dentista é comemorado no dia 25 de outubro porque em 1884 foi assinado o decreto-lei nº 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração de Dia do Dentista Brasileiro. Já o Dia Mundial do Dentista é celebrado em 3 de outubro, dado à criação do primeiro curso de odontologia do mundo em 1840, a Baltimore College of Dental Surgey na Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos.