Início Cidades Na estreia de ‘ranking’, cidades da região apresentam baixos índices de cobertura...

Na estreia de ‘ranking’, cidades da região apresentam baixos índices de cobertura vacinal contra a Covid-19

1235
0
O esquema vacinal completo contabiliza segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19 - Foto: Marcelo Deck/PMO

O governo do Estado de São Paulo lançou na quarta-feira da semana passada, dia 27 de outubro, um “ranking” da cobertura vacinal completa contra a Covid-19 por município. Por essa nova mostragem, o “Vacinômetro” do governo paulista lista todas as 645 cidades em comparativo que aponta a performance de cada uma em relação à cobertura da vacina. O percentual é calculado em função da estimativa populacional e do total de pessoas que já concluíram o esquema vacinal indicado nas bulas dos fabricantes dos imunizantes e pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme dados reportados pelos próprios municípios na plataforma estadual VaciVida.
Pelos números mais recentes, divulgados na tarde de quinta-feira, dia 4/11, municípios com número muito pequeno de habitantes ocupavam o topo da lista; já que nesses lugares mesmo o menor volume de doses é suficiente para cobrir toda a população. É o caso de Florínea, por exemplo, que aparece como a cidade paulista com maior cobertura vacinal: mesmo com registro de apenas 2.653 habitantes, foram aplicadas as doses completas da vacina contra a Covid-19 em 3.160 pessoas, configurando-se uma cobertura vacinal de 119,11% (mais do que a própria totalidade da população).
Na 2ª colocação do ranking aparece a cidade de Uru, com 1.153 habitantes e cobertura vacinal completa de 99,31% (1.145 pessoas vacinadas). Completam o quadro dos cinco melhores os pequenos municípios de Adolfo (população de 3.554 pessoas e cobertura de 98,93%); Turmalina (população de 1.696 pessoas e cobertura de 96,76%) e Dolcinópolis (população de 2.112 pessoas e cobertura de 94,27%) – ver quadro.
A rigor, a primeira cidade que pode ser considerada grande que aparece no ranking, com população acima dos 100 mil habitantes, é Botucatu, listada em 28º lugar: a cidade tem 148.130 habitantes e vacinou 125.015 pessoas de forma completa, ou seja, cobertura vacinal de 84,40%.
Quando lançou o ranking, na semana passada, o governo do Estado tratava como meta prioritária da campanha de vacinação um índice de 80% da cobertura completa. Naquele momento, 31 cidades atingiam tal índice. Nesta semana, já chegou a 72 o número de municípios que atingem ou superam a meta dos 80%.
Segundo o ranking paulista, “o número de pessoas vacinadas com esquema vacinal completo contabiliza casos em que houve conclusão do esquema com segunda dose ou aplicação de dose única”.

NA PARTE DE BAIXO

Essa relação entre o número populacional e a facilidade de cobertura vacinal não se aplica especificamente às cidades da região Oeste da Grande São Paulo. Caso o fenômeno se mantivesse, Pirapora do Bom Jesus, com apenas 19.178 habitantes, deveria estar à frente das demais, mas não é que o ocorre. Com cobertura vacinal de 56,72%, é a 6ª colocada na lista entre as sete cidades da região. Por outro lado, a cidade com maior número populacional, Osasco (699.944 habitantes), deveria aparecer mais abaixo dentre elas, mas neste momento é a 3ª colocada da região, com 65,66% da cobertura vacinal completa, segundo dados do governo do Estado.
No topo dessa lista regional aparece Santana de Parnaíba, com cobertura de 74,09%; seguida de Barueri, que tem cobertura completa da vacina em 68,99% de sua população.
Apesar do comparativo regional, é no estadual em que essas cidades se apresentam mal posicionadas: a melhor delas da região, Santana de Parnaíba, aparece somente na 193ª posição de todo o Estado; enquanto Barueri surge em 360º lugar e Osasco na 492ª colocação.
A pior cobertura vacinal completa da região está reservada para Jandira, que vacinou 56,37% de sua população: é a 7ª colocada na região Oeste e a 631ª em todo o Estado, numa lista que tem 645 cidades (ver quadro). A se considerar que o governo paulista considera como meta ideal neste momento ter atingido os 80% da população vacinada, nenhuma cidade da região atingiu ainda essa expectativa.
A lista completa é atualizada pelo governo do Estado de São Paulo quatro vezes ao dia: às 9, às 12, às 15 e às 18 horas. Ela pode ser acessada pelo site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, clicando-se no ícone “Esquema Vacinal Completo”. Os dados apresentados nesta matéria foram atualizados até a quinta-feira, 4/11, às 15 horas.