Comemoração tem retorno presencial a eventos para festejar 441 anos de fundação de Santana de Parnaíba
Conhecida pelo seu casario praticamente intacto e ruas de paralelepípedos, a cidade de Santana de Parnaíba completará neste domingo, 14 de novembro, seus 441 anos de fundação.
O município, que vem se destacando nos últimos anos pela economia crescente, foi fundado em 1580, durante o período colonial, e teve o seu marco após 45 anos (1625), quando cresceu o povoado ao redor de uma capela antes de ser elevado à categoria de vila, à margem esquerda do rio Tietê, com a denominação de Santana de Parnaíba.
Com 209 edificações tombadas em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artísitico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Santana de Parnaíba reúne um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período colonial paulista, com construções que remontam ao Século 17; uma delas é residência bandeirista urbana, onde hoje está instalado o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, que abriga o Museu de Anhanguera, tombado em 1958 pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan).
Seus fundadores são André Fernandes e a mãe deste bandeirante, Suzana Dias, que mesclaram a palavra em tupi guarani “Pan-nei-i-bo” – que, vertida ao português, seria “lugar de muitas ilhas” ou “rio ruim”, para designar a queda d’água no rio que era obstáculo à navegação – ao nome da sua santa de devoção, Santa Ana.
Suzana Dias, ao chegar, colocou no altar da capela uma imagem de Santa Ana, dando nome à capela que, mais tarde, tornou-se a atual igreja Matriz, localizada na praça 14 de Novembro, no Centro histórico da cidade.
DADOS GEOGRÁFICOS
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Santana de Parnaíba atingiu neste ano o número de 145.073 habitantes e 93.654 eleitores (TSE). Localizada a 35 quilômetros da Capital, está inserida na Região Metropolitana da Grande São Paulo em território de 176 quilômetros quadrados (km²) que se alcança pelas rodovias Anhanguera e Castello Branco.
Atualmente, Santana de Parnaíba é administrada pelo prefeito Antônio Marcos Batista Pereira, o Marcos Tonho (PSDB), que está em seu primeiro mandato. A Câmara Municipal conta com 17 vereadores e é presidida pela vereadora Sabrina Colela (Avante).
Mesmo que ainda timidamente, ainda em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19, os festejos de forma presencial serão retomados pela Prefeitura local, com atividades como oficinas artísticas na praça 14 de Novembro, inaugurações e a tradicional queima de fogos. Toda a programação acontece no próprio domingo, 14, desde as 6 horas da manhã, e é gratuita à população (ver quadro).