Início Esportes Brasil encerra 2021 líder, invicto e com vaga no Catar

Brasil encerra 2021 líder, invicto e com vaga no Catar

328
0
O Brasil (amarelo) entrou em campo diante da Argentina já classificado para a Copa do Catar - Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas

A seleção masculina brasileira de futebol encerrou a temporada com empate sem gols diante da Argentina na terça-feira, 16, em San Juan, resultado que a ajudou a manter a invencibilidade e a liderança isolada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar, em 2022.
O escrete canarinho, agora, tem 35 pontos na competição, com campanha de 11 vitórias e dois empates. Mais importante que a série sem derrotas e o primeiro lugar no bloco, contudo, é a já assegurada presença no mundial, torneio que, por questões climáticas, os catarianos sediarão em dezembro do próximo ano. O Brasil é o único país que, desde 1930, no Uruguai, ano do primeiro mundial, jamais ficou fora do torneio. A vaga para a tentativa de conquistar o hexacampeonato foi carimbada na quinta-feira, 11, quando, com gol de Lucas Paquetá, o time treinado por Tite bateu a Colômbia por 1×0, na Arena Itaquera.
O placar em branco no clássico em casa ajudou os argentinos a manterem o segundo lugar, com 29 pontos e esse escore, somado à vitória do Equador por 2×0 sobre o Chile, em Santiago, também garantiu a viagem do selecionado arquirrival ao Catar. Os equatorianos, terceiros colocados, com 23, e a Colômbia, com 17, completam o grupo dos quatro líderes. O Peru, com os mesmos 17, mas em desvantagem nos critérios de desempate, hoje iria para a repescagem.
A volta das eliminatórias sul-americanas está prevista para 27 de janeiro, quando será promovida a 15ª rodada. Na condição de visitante, o Brasil enfrentará o Equador.