Início Política Regional Furlan é homenageado e lança livro pelos 45 anos de vida pública

Furlan é homenageado e lança livro pelos 45 anos de vida pública

1207
0

Rubens ‘Barueri’ Furlan

Nome vinculado ao da cidade onde é prefeito pela sexta vez homenageia 45 anos de vida pública de Furlan

Uma sessão especial da Câmara Municipal de Barueri, realizada na manhã de terça-feira, 16, serviu para celebrar os 45 anos de vida pública do atual prefeito e que cumpre seu sexto mandato à frente do Executivo municipal, Rubens Furlan (PSDB).
Com o plenário da Câmara lotado de populares, convidados e autoridades das mais diversas, o presidente do Legislativo, vereador Toninho Furlan (PDT), se disse “honrado” de abrir os trabalhos e também de ser irmão do homenageado. Após a abertura formal, o pastor Belchior leu um trecho da Bíblia que dizia “Quando o justo governa, o povo se alegra”. A citação do pastor, posteriormente, foi repetida por alguns dos discursantes.
Antes dos discursos, no entanto, Toninho Furlan exibiu um vídeo nos telões da Câmara Municipal, com um enredo que tratava da vida de Rubens Furlan, desde a infância, em Sorocaba, até os dias de hoje; passando de entregador de jornais, vereador, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e federal e prefeito pela sexta vez.

DISCURSOS

Depois, na hora dos discursos, revezaram-se para citar passagens de amizade e mesmo de trabalho personalidades como o jornalista Antônio Júlio Baltazar (em nome da imprensa regional); o deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB); o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi; a deputada federal e filha do prefeito, Bruna Furlan (PSDB) e seu vice-prefeito Beto Piteri. Um novo vídeo também foi transmitido, dessa vez com depoimento do ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), transmitindo abraços ao homenageado.
A parte emocional dos discursos, no entanto, coube à sua esposa e primeira-dama de Barueri, Sônia Furlan, que fez questão de lembrar das pessoas que, durante todos esses anos, ajudaram-na nos cuidados com os seus filhos, enquanto ela e o marido se dedicavam às questões públicas. Em tom bastante emotivo, Sônia encerrou: “Tenho muito orgulho do trabalho que o Furlan fez até agora; sinto-me honrada em poder fazer parte disso e ter contribuído um pouco”. Foi aplaudida de pé pelos presentes.

SENTINDO AS EMOÇÕES

Ao lado do neto Dante e da filha Bruna, o prefeito Furlan subiu à tribuna da Câmara e foi logo brincando: “Minha esposa sugeriu que eu tomasse um Prozac antes de subir aqui, mas eu preferi viver cada um desses sentimentos que estou vivendo hoje”, disse. Ao lembrar e citar antigos líderes da política que contribuíram com sua carreira, fez uma analogia à antiga música de Sérgio Bittencourt, dizendo: “Naquela mesa estão faltando eles”, apontando para a mesa das autoridades presentes.
Furlan também fez forte referência à sua crença de que o homem público não pode errar. “Quando o homem público erra, o povo sofre”, enfatizou e chegou a admitir um erro administrativo cometido há alguns meses – na forma de distribuição de remédios pela Prefeitura – e que já estaria corrigindo. E repetiu: “Na minha idade, com a minha experiência, posso mostrar aos mais jovens que o homem público não pode errar, senão o povo paga”. E completou: “A partir de hoje, serei um prefeito melhor do que eu já fui antes”.
Rubens Furlan também fez referência a um discurso seu que ficou famoso, feito ainda como deputado federal, em Brasília, em 1999. Naquela época, Furlan questionava: “…Será que daqui a dez, quinze anos, terei condições de responder às indagações dos meus filhos sobre o que os políticos e homens públicos da minha geração fizeram por esta nação?”. Furlan tocou no tema na terça-feira: “Eu quero ter resposta para a pergunta dos meus filhos e netos: o que você fez nesses 45 anos? Fiz muito por Barueri e peço a Deus para continuar servindo ao nosso povo”, referendou.
Sobre a tênue possibilidade de um dia deixar a vida pública e “viver uma vida normal”, Furlan disse ser muito agradecido ao carinho e respeito que recebe da população, fruto de seu trabalho que nunca foi alvo de um escândalo, por exemplo. “Eu quero viver feliz e a felicidade é o aceno singelo que recebo do meu povo”, finalizou.

‘UM LEGADO DE OUSADIA E AMOR’

A cerimônia de terça-feira, 16/11, serviu também para o lançamento do livro que retrata os 45 anos de vida pública do prefeito Rubens Furlan. A exemplo da placa ofertada pela Câmara Municipal, o título do livro também exalta o nome “Rubens Barueri Furlan – Um legado de ousadia e amor à cidade, em 45 anos de vida pública!”.
Impresso pela Mar Mar Gráfica e Editora, o livro tem 344 páginas e foi organizado pelo jornalista João Palma, que há anos presta assessoria ao prefeito, e que contou com a elaboração de diversos profissionais, entre eles: Cauê Rigamonti, Marcelino de Lima, Marcos Vicente, Paula Neto, Tazio Gomiero, André Nicoletti, Regiane Cordeiro, Francisco Branco, Gilberto Pires Granco, Flávio Costa, Wanderlei Loturco, Lourivaldo Santos, Junior Holanda, Adalberto Albuquerque, Ricardo Santos, Benjamin Spúlvida, Érison Martis, Reginaldo Costa, Sônia Aguiar, Suseli Honório, Elizabeth Biondo, Sônia Furlam Felipe Nani, Patrick Antunes, Adélia Paulino, Allan Benetti, Ângela Franco, Diuva Lúcia, Jurema Sidraque, Marcello Airoldi, Paulo Barros, Juan de Miranda e Carla Lopes.
Rubens Furlan autografou alguns exemplares aos presentes.

RUBENS ‘BARUERI’ FURLAN

Após os discursos, Furlan e sua esposa Sônia desceram do palco até o espaço reservado aos vereadores, onde foi condecorado com uma placa comemorativa que, entre outras coisas, citava-o como Rubens ‘Barueri’ Furlan, numa analogia de que seu nome se mistura ao da cidade. Dizia o texto: “A Câmara Municipal de Barueri, que em 1976 viu nascer o vereador, deputado estadual e deputado federal e seis vezes prefeito, parabeniza o excelentíssimo senhor Rubens Barueri Furlan pelos 45 anos de vida pública, comemorado no dia 15 de novembro de 2021.”.
Além da placa, Furlan também recebeu o primeiro exemplar do livro pela passagem dos 45 anos de vida pública. De forma singela, a entrega do exemplar foi feita pelo seu neto Dante que, vestido como Furlan se vestia ainda na infância (quando distribuía jornais em Sorocaba), o fez com o livro embrulhado numa página do jornal Cruzeiro do Sul, daquela época.

A BIOGRAFIA POLÍTICA DE RUBENS FURLAN

Em 1977, cumprindo seu primeiro mandato de vereador

1976 Início da vida pública, candidato a vereador. Eleito com 576 votos.
1977 Início do primeiro mandato de vereador, até 1983.
1979 Eleito presidente da Câmara Municipal de Barueri, até 1981.
1982 Candidato a prefeito pela 1ª vez. Eleito com 12.749 votos.
1983 Início do primeiro mandato como prefeito, até 1988.
1990 Candidato a deputado estadual pelo PMDB, eleito com 87.383 votos.
1991 Início de seu mandato como de deputado estadual, até 1992.
1992 Candidato a prefeito pela 2ª vez. Eleito com 67% dos votos válidos.
1993 Início do segundo mandato como prefeito, até 1996.
1998 Candidato a deputado federal pelo PFL. Eleito com 220 mil votos.
1999 Início de seu mandato como deputado federal, até 2002.
2004 Candidato a prefeito pela 3ª vez, pelo PPS. Eleito com 107.887 votos.
2005 Início do terceiro mandato como prefeito, até 2008.
2008 Candidato a prefeito pela 4ª vez, pelo PMDB. Eleito com 97.923 votos.
2009 Início do quarto mandato como prefeito, até 2012.
2016 Candidato a prefeito pela 5ª vez, pelo PSDB. Eleito com 143.250 votos.
2017 Início do quinto mandato como prefeito, até 2020.
2020 Candidato a prefeito pela 6ª vez, pelo PSDB. Eleito com 145.377 votos.
2021 Início do sexto mandato como prefeito, até 2024.

 

OS DISCURSOS

“Barueri já é grande e será muito maior pelas realizações do amigo
Rubens Furlan”- Antônio Júlio Baltazar, jornalista.

“Agradeço a Deus e peço muito tempo de vida para assistir a muitas e novas vitórias de Furlan” – Toninho Furlan, vereador e presidente da Câmara Municipal de Barueri.

“Vida longa ao Furlan e sua família” – Abelardo Camarinha, deputado estadual.

“Venceu porque conseguiu fazer o que desejava. Nós, jovens, temos em você o exemplo de como cuidar de uma cidade” – Bruna Furlan, filha e deputada
federal.

“É o maior fenômeno não só da região, mas de São Paulo e do Brasil. Torço para que você seja o nosso governador de SP”. – Francisco Rossi, ex-prefeito de Osasco.

“Quando o justo governa, a cidade é feliz e nossa cidade é feliz porque o justo governa. Furlan governa pra o seu próximo como se estivesse governando para si mesmo” – Beto Piteri, vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri.

“Tenho muito orgulho do trabalho que o Furlan fez até agora. Sinto-me honrada em poder fazer parte disso, de ter contribuído um pouco” – Sônia Furlan, esposa e
primeira-dama de Barueri.

“Quando o justo governa, o povo se alegra” – Pastor Belchior.