Início Geral PZ Terceira dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada na população...

Terceira dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada na população adulta de São Paulo

977
0
Em Itapevi, vacinação tem três postos fixos - Foto: Willian Leite/PMItapevi

Desde a quinta-feira, 18, os municípios paulistas começaram a seguir o plano anunciado pelo governo do Estado e vacinar toda a população adulta com a dose adicional de imunizantes contra a Covid-19. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.
A dose adicional era recomendada apenas a quem tinha mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. Com a mudança, 710 mil pessoas em todo o Estado já estavam aptas a receber a dose adicional do imunizante já na quint a-feira. Até o momento, 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose adicional e outras 2,4 milhões com esquema completo já podem receber a dose de reforço.
“Neste momento pode se vacinar quem tomou a segunda dose entre janeiro e junho, pois já está com intervalo de cinco meses. Assim, em dezembro, quem tomou a segunda dose em julho já poderá receber a dose adicional”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora do PEI.
Segundo o governo paulista, “os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal”. Assim, em São Paulo o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca. Quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque desse imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes.

AINDA A SEGUNDA DOSE

O governo de São Paulo reforça a importância da população completar o ciclo vacinal para garantir a imunização contra a Covid-19. Embora na última semana o Estado tenha registrado uma redução de 7,5% dos faltosos, ainda há 4,9 milhões de pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina nos 645 municípios: 2,8 milhões de doses da Pfizer; 1,1 milhão de Astrazeneca e 895,1 mil de Coronavac.
“É fundamental ressaltar que apenas com o esquema vacinal completo a população estará protegida. Estamos intensificando a comunicação com as prefeituras e com a população buscando conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. O maior número de faltosos está entre os adolescentes que não retornaram aos postos para a vacinação”, alertou Regiane.

NA REGIÃO

Apesar de considerar que todos os municípios devem aderir ao Plano Estadual, desde que possuam doses das vacinas, até o fechamento desta edição, na quinta-feira, 18, apenas três deles – na região Oeste – haviam divulgado o procedimento. Em Osasco, por exemplo, a informação é que antes mesmo da quinta-feira, já na terça-feira, 16, a cidade estaria vacinando adultos maiores de 18 anos com a dose de reforço (3ª dose). Os moradores devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção aos Idosos (CAI).
Em Jandira a aplicação também acontece nas UBS, com exceção da unidade do Vale do Sol, que está em reforma. O atendimento acontece das 8 às 16 horas, sem a necessidade de agendamento prévio. O morador deve apresentar documento oficial com foto.
Já em Itapevi, as vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com distribuição de senhas até às 15 horas, nos três postos fixos (Comunidade Kolping Cristo Rei, Ginásio de Esportes e Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto), que atendem a pedestres. O esquema drive-thru funciona exclusivamente no Parque da Cidade, ao lado do Estádio Municipal.