Dentro de uma campanha já desenvolvida desde 2018, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermelino Liberato Filho, localizada no Jardim Belval, em Barueri, arrecadou no último mês de outubro 84 mechas de cabelo e três perucas para serem fornecidas a pacientes em recuperação do câncer ou que sofram de alopecia, que é a perda permanente de cabelos. A campanha é desenvolvida em parceria com o Instituto Amor em Mechas.
Em conta divulgada pela UBS, no primeiro ano de campanha, em 2018, foram arrecadadas apenas 30 mechas; com recorde em 2019 de 119 doações. Em 2020 foram 85 cortes e uma peruca; sendo que agora, em 2021, já se somaram 84 cortes, seis mechas e três perucas. A parceria conta ainda com a participação da Vitória Régia, que seleciona as mechas e confecciona as perucas. São necessários aproximadamente 500 gramas de cabelo para confecção de uma peruca.
O Instituto Amor em Mechas faz parcerias com os mais diversos estabelecimentos para coleta de cabelo através da “urna do amor”, colocada em salões de cabeleireiro, unidades de saúde etc., além de promover bazares e se unir ao Rotary Club para viabilização de projetos.
Algumas servidoras da Prefeitura de Barueri, cientes de que a doação de mechas não causa qualquer prejuízo ao visual, têm aceitado passar pelo corte e doação. Com o engajamento da UBS do Jardim Belval, essa unidade deve tornar-se um posto permanente de coleta de cabelos. Assim, quem quiser doar cortes ou mechas, basta entregá-los na UBS, localizada na praça Teotônio Vilela, s/n.
Todas as doações serão destinadas ao Instituto Amor em Mechas com o propósito de ajudar mulheres de todo o Brasil.