Início Política Regional Vereador Paulo Júnior apela pela construção do AME em Osasco

Vereador Paulo Júnior apela pela construção do AME em Osasco

1181
0
Vereador aponta decreto já assinado pela chegada do AME à cidade

Há cerca de duas semanas, no dia 11 de novembro, o vereador osasquense Paulo Júnior (PP) apresentou na Câmara Municipal a Moção nº 453/2021, pela qual apela ao governo do Estado de São Paulo para que providencie a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município.
Os AMEs são unidades de alta resolutividade que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo e, desde 2015, o governo do Estado tem investido para transformar todas as suas unidades em Ame Mais, que são ambulatórios que possuem centro cirúrgico e hospital dia para pequenas e médias cirurgias. Atualmente o Estado conta com 55 AMEs, sendo 35 deles AMEs Mais. Na região Oeste, o benefício chegou somente a duas cidades: Carapicuíba e Itapevi.
Para Paulo Júnior, mesmo as unidades hospitalares existentes na cidade tiveram, durante a pandemia, que focar seus atendimentos nos tratamentos dos casos de Covid-19, deixando uma população com quase 700 mil habitantes sem o devido e merecido amparo na área da Saúde.
Mas o vereador osasquense tem ainda outro principal argumento para justificar seu apelo: quando comandava o Poder Executivo estadual em 2018, o então governador Márcio França (PSB) chegou a assinar o Decreto nº 63.290 (de 13/12/2018) determinando a construção de uma unidade do AME em Osasco. De lá para cá nenhum providência foi tomada nesse sentido, razão pela qual Paulo Júnior espera que “o governo do Estado seja sensível a esse pedido de grande importância à população”, finaliza.