A Secretaria Municipal de Saúde de Jandira promoveu na terça-feira, 14, no Teatro Municipal, um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Zoonoses que atuam no município para formalizar a entrega, a cada um deles, de um tablete digital que lhes servirá como equipamento de trabalho. O principal objetivo é o de cadastrar as famílias de Jandira, seguindo diretrizes do programa nacional Previne Brasil, que desde 2020 determina novos parâmetros para o repasse de recursos para o setor da Saúde dos municípios brasileiros.
O evento contou com a presença do prefeito de Jandira, Dr. Sato (PSDB); do secretário municipal de Saúde, Marcelo Cosentini; da diretora técnica da Saúde, Tatiane Vilar; da coordenadora de Atenção Básica, Tatiana da Silva; da enfermeira responsável pela Saúde da Família, Danielle Cristina Reis; dentre outras personalidades e autoridades.
Cerca de 300 tablets foram entregues aos agentes. O cadastramento das famílias da cidade é um dos novos critérios de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que conta com três componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios: o cadastro de pessoas, indicadores de saúde (desempenho) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).
A Prefeitura de Jandira não informou o montante investido com a aquisição dos equipamentos.
Logo após a entrega dos tablets, os Agentes Comunitários de Saúde e de Zoonoses receberam treinamento sobre como usar o novo equipamento.