Início Cidades Osasco abre inscrições para curso na área de audiovisual como parte do...

Osasco abre inscrições para curso na área de audiovisual como parte do Programa Bolsa Trabalho

384
0
Os inscritos devem apresentar vídeo com no máximo 2 minutos de duração - Foto: Marcelo Deck

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco firmou parceria com o Instituto Criar de TV e Cinema e abriu inscrições para o curso de formação técnico-profissional na área de audiovisual. As inscrições devem ser feitas até a segunda-feira, 20, no site http://www.participa.osasco.sp.gov.br/BolsaTrabalho, onde há informações sobre como se inscrever e os critérios exigidos para a participação.
Serão disponibilizadas 20 vagas e, além de preencher o formulário de inscrição, o candidato deve produzir um vídeo com no máximo 2 minutos, com base no tema “O que você falaria se o mundo inteiro te pudesse ouvir”.
O curso integra o Programa Bolsa Trabalho (PBT), voltado à execução de políticas públicas visando a entrada dos jovens no mercado de trabalho. As aulas teóricas e práticas ocorrerão na sede do Instituto, na Capital paulista, e as atividades de habilitação em local de trabalho (nas unidades da Prefeitura).
Podem participar os jovens com idade entre 17 e 20 anos residentes em Osasco há mais de dois anos, desde que obedecidos alguns critérios, entre os quais: integrar família com filhos e/ou dependentes com idade até 23 (vinte três) meses em estado de desnutrição; famílias com filhos e/ou dependentes com deficiências ou vulnerabilidade de saúde; famílias monoparentais; famílias com maior número de filhos e/ou dependentes menores de 18 anos; famílias com filhos e/ou dependentes sob medidas específicas de proteção socioeducativas; condições precárias de moradia; jovem gestante; famílias com dependentes ou agregados idosos. Na ausência de candidatos nessas condições, a concorrência se dará entre os demais participantes.
Também é preciso que o jovem já tenha concluído ou vá concluir o Ensino Médio em 2021, esteja desempregado, e pertença a família de baixa renda, cujos membros tenham rendimento bruto mensal per capita igual ou inferior a 50% do salário mínimo, computando-se a totalidade dos rendimentos brutos dos membros da família, oriundos do trabalho e/ou de outras fontes de qualquer natureza, incluindo-se os benefícios, aposentadoria e outros valores concedidos por órgãos públicos ou entidades particulares.
Os candidatos menores de 18 anos somente poderão efetuar a inscrição se estiverem acompanhados de responsável legal e com o devido documento de identificação (RG) do responsável.
Somente serão considerados classificados para a próxima etapa e elegíveis aqueles que concluírem todos os requisitos estipulados na inscrição. Os selecionados passarão por entrevista no Instituto Criar de TV e Cinema entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2022.
A análise e seleção dos audiovisuais produzidos pelos inscritos no processo seletivo também será de responsabilidade do Instituto.
Os jovens selecionados serão convocados a se apresentar na Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda para a assinatura do termo de compromisso, antes do início das atividades no Instituto.
As dúvidas relativas ao edital do curso serão respondidas pelo e-mail [email protected]. Nas etapas de atendimento presencial nas unidades do Portal do Trabalhador, os candidatos devem se apresentar com máscaras de proteção facial.