Início Cidades Projeto forma novos ‘Guardiões da Vida’ em Pirapora

Projeto forma novos ‘Guardiões da Vida’ em Pirapora

657
0
Foto: Fabiana Matias

Projeto Guardiões da Vida forma nova turma e aguarda título de utilidade pública

O programa Guardiões da Vida, de Pirapora do Bom Jesus, promoveu no último domingo, dia 12, mais uma cerimônia de formatura de seus integrantes. Ao todo, 26 alunos foram promovidos ao posto de “Guardião” e fizeram o tradicional juramento. Dois deles, Vitor e Izabella, tiveram o empenho reconhecido e agora são “Auxiliares Guardião”.
O projeto nasceu em 2017 com o objetivo de instruir crianças e adolescentes sobre prevenção e intervenção em acidentes domésticos, primeiros socorros, princípios de incêndios e proteção civil. O grupo conta atualmente com 54 participantes entre 10 e 18 anos, matriculados na rede municipal de ensino. Oito orientadores voluntários se dividem entre as disciplinas de noções de combate a incêndio, noções de primeiro-socorros, atividade física, reforço escolar e defesa pessoal.
“Trabalhamos o conceito de disciplina, hierarquia e respeito ao próximo. Promovemos atividades visando o exercício da ordem e civilidade, tendo também como objetivo incentivar um bom rendimento em sala de aula, potencializando o senso de responsabilidade para com a família, escola e comunidade”, explicou o coordenador geral, Adam Amaral.
A criação do Pelotão Estratégico Guardião é uma das novidades anunciadas para o ano de 2022, que formará seus integrantes em bombeiros civis, socorristas e defesa civil.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

Os Guardiões da Vida já são cadastrados no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Pirapora do Bom Jesus. Na semana passada, dia 7 de dezembro, a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Katherine Silva, que concede à entidade o título de Utilidade Pública.
Uma vez aprovada pelo município, a declaração de utilidade pública permite que a entidade possa firmar convênio com a Prefeitura e obter apoio de empresas e recursos para ampliação e desenvolvimento do projeto.

O grupo conta atualmente com 54 participantes – Foto: Fabiana Matias