Assim como vem ocorrendo gradativamente em diversas capitais e cidades brasileiras, também em Santana de Parnaíba o prefeito local, Antônio Marcos Batista Pereira, o Marcos Tonho (PSDB), determinou a suspensão do carnaval de rua na cidade. Para tanto, segundo sua assessoria de Imprensa, o chefe do Executivo assinou decreto determinando a suspensão na última segunda-feira, dia 10.
Em suas redes sociais, o prefeito aparece assinando o que seria o Decreto, cujo número não foi informado ou publicado na Imprensa Oficial (até o fechamento desta edição), e explicou que a suspensão da autorização para a apresentação dos blocos de rua na cidade – considerado uma dos mais movimentados de toda a região – ocorreu em função do aumento do número de casos de Covid-19 e de gripe H3N2 nos meses de dezembro e janeiro. “Como prefeito e gestor de Santana de Parnaíba a minha responsabilidade é zelar pela vida do cidadão parnaibano”, justificou Tonho.
Apesar da suspenção das festividades, o decreto municipal deve manter o ponto facultativo e o feriado de carnaval na cidade, como forma de propiciar que a população fique em casa e evite aglomerações.
O carnaval, beste ano, comemora-se na terça-feira, dia 1º de março e, portanto, o ponto facultativo em Santana de Parnaíba deve ser cumprido entre os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março (quarta-feira de cinzas).