Desde a terça-feira, dia 11, a Secretaria da Mulher de Barueri programou e vem cumprindo uma agenda especial de eventos em virtude do Janeiro Branco; mês dedicado à campanha mundial para chamar atenção para questões relacionadas à saúde mental e emocional.
Pesquisas de âmbito nacional relacionadas ao tema apontam que a saúde emocional dos brasileiros piorou muito durante a pandemia de Covid-19. Reconhecendo a tendência, a Secretaria da Mulher também detectou problemas semelhantes no atendimento às frequentadoras dos programas da pasta. Para tanto, as diversas ações promovidas dentro da campanha têm como principal objetivo conscientizar os frequentadores da importância nos cuidados com a saúde mental.
Uma dessas atividades, por exemplo, é a exposição de um painel chamado Jardim Florido, para ser pintado e colorido pelas frequentadoras da Secretaria, criando no local o efeito terapêutico e de entretenimento.
As ações oficiais começaram no dia 11 com evento sobre meditação. Na segunda-feira, dia 17, às 9 horas, haverá uma roda de conversa na sede da Secretaria da Mulher, com o tema “Navegar é preciso”. Na ocasião haverá uma dinâmica feita com barquinhos de papel com mensagens positivas.
Na mesma semana, dia 19, às 15 horas, a psicóloga Iara Boccato Alvez e a nutricionista Marilene Barbosa farão uma roda de conversa sobre Saúde Mental e Nutrição, também na Secretaria da Mulher.
No último dia da agenda especial, dia 27 de janeiro, acontecerá o encontro presencial “Mãe cuca legal”, às 10 horas, com a psicóloga Patrícia Novah Salomão e a assistente social Lídia Lopes Silva Reis.
As redes sociais da Secretaria da Mulher, como o Instagram e o Facebook, também farão postagens com indicação de livros e dicas para contribuir com o bem-estar emocional.
A Secretaria da Mulher está situada na avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4706-4046.