A agência Virtù anunciou na terça-feira, 18, os projetos vencedores do Prêmio Os Movimentos das Cidades. Foram 367 inscrições de projetos sociais indicando caminhos para superar os desafios urbanos de dez cidades do Interior de São Paulo. Cada projeto selecionado irá receber R$ 10 mil, mais consultoria para desenvolver a ação.
Com apoio do Grupo CCR e criado também em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP), o prêmio mobilizou moradores, ONGs e empresas das cidades de Águas da Prata, Avaré, Bragança Paulista, Campinas, Itapeva, Louveira, Sorocaba e Tatuí; além de duas da região Oeste da Grande São Paulo – Barueri e Osasco -, para pensar em melhorias locais.
Os projetos e autores selecionados foram os seguintes: em Águas da Prata ( Diversos voluntários – Brigada do Barranco); Avaré (Kauê dos Santos e Henrique Timoteo – Podcast SolvaVoz); Bragança Paulista (Edson Meris – Projeto: Roda de Rima); Campinas (Rodrigo Alves de Godoi – Projeto: Reviva Campinas); Itapeva (Josoel Borges, Edvan Proença e Silviano Antunes – Focalização Inteligente); Louveira (Larissa Scomparim – Vacinação em Ação); Sorocaba (Fábio Rogério de Oliveira – Fotografia Terapêutica) e Tatuí (Roseli Tureck Colina, Maria Raggio Barbará e Luis AtÕnio Guedes – Projeto: Cururu).
Em Osasco, o morador José Divino da Silva, incomodado com a quantidade de lixo que o aterro sanitário da cidade recebe, em média 900 toneladas por dia, sugere um portal ou aplicativo que eduque e o cidadão osasquense a separar o lixo de forma consciente e ecológica.
Por fim, o projeto selecionado em Barueri foi a sugestão do morador Handerrson Bezerra Salvador, com a criação do aplicativo “Onde está meu ônibus?”. A ideia é trazer informações em tempo real dos horários das linhas de ônibus, com apoio da empresa de ônibus, oferecendo também a possibilidade de perguntas e denúncias.
Os vencedores foram anunciados no site movimentosdascidades.grupoccr.com.br. No dia 28 de janeiro, esses projetos serão premiados em evento apresentado pelo jornalista Marcelo Tas, na sede da CCR, em São Paulo. Após a premiação, o projeto vencedor de cada cidade receberá dois meses de mentoria com especialistas para auxiliar na implementação da proposta e resultados dos projetos.
Para finalizar, os projetos serão apresentados em evento na sede da CCR, em março, também por Marcelo Tas.
Início Geral PZ Conhecidos os vencedores de premiação voltada a projetos de superação dos desafios...