Barueri volta a instalar tendas para testagem de Covid-19 na população
Desde a quinta-feira da semana passada, dia 13, começou a funcionar novamente em Barueri o serviço de coleta para testes da Covid-19, destinado às pessoas com sintomas da doença e também aos assintomáticos que tenham tido contato com indivíduos infectados ou possivelmente infectados. A Prefeitura identificou tal necessidade devido ao aumento recente de casos da doença (principalmente por conta da variante Ômicron) e, para tanto, determinou que fossem novamente montadas tendas no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, para ampliar o atendimento ao público.
Essas tendas já haviam sido montadas na segunda quinzena de setembro de 2020, no auge dos casos de coronavírus em todo o país e ali permaneceram atendendo a população barueriense até o último dia 5 de novembro de 2021. Segundo a Prefeitura, nesse intervalo de pouco mais de um ano, foram realizados 79.483 testes (com números atualizados até 31 de outubro de 2021).
AGENDAMENTO
O acesso ao teste nas tendas é feito por agendamento realizado por meio do APP Saúde Barueri (apenas munícipes maiores de 12 anos); do call center (11) 4349-0600 e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As tendas estão localizadas na avenida Guilherme P. Guglielmo, 1.000, Bethaville e o atendimento é feito das 7h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
O tipo de teste realizado no local é o RT-PCR, também conhecido como “teste do cotonete”. A Secretaria de Saúde ressalta que os pacientes que apresentarem sintomas graves (febre alta, dores no corpo, dificuldade de respirar, dor de garganta, tosse, etc.) devem buscar atendimento médico no pronto-socorro mais próximo da residência.
Após a coleta do material, o paciente recebe um protocolo com números de telefone de atendimento e é orientado a ir à UBS mais próxima de sua residência. Além disso, são recomendados o isolamento social e o uso de máscara mesmo dentro de casa, para a proteção dos familiares.
O prazo de divulgação do resultado é de cinco dias úteis, e o paciente é informado pela central que reúne os resultados dos exames RT-PCR realizados nas tendas de testagem.
Os pacientes com diagnóstico positivo para o Sars-CoV-2, que estiverem assintomáticos ou apresentando sintomas leves da doença, além de serem informados sobre o resultado e receberem as devidas orientações, serão encaminhados para a teleconsulta ou consulta médica presencial.