Os atendimentos realizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Benedito de Oliveira Crudo, localizada na Vila Boa Vista, em Barueri, passaram a ocorrer, desde a segunda-feira, 31 de janeiro, e de forma temporária, em um pavimento do Centro de Especialidades, na região central da cidade. Isso porque a unidade original será totalmente reconstruída, segundo informações prestadas pela Secretaria de Obras da cidade.
Inaugurada em abril de 1994, a UBS do Boa Vista atende uma média de 7.700 pessoas mensalmente. O equipamento oferece serviços em clínica geral, ginecologia e obstetrícia, enfermagem, pediatria, odontologia, psicologia, além da farmácia e do serviço social.
“É uma UBS com grande fluxo de usuários e, com 28 anos de existência, estava precisando de muitas melhorias. Reconstruí-la é a melhor forma de oferecer à população dessa região o conforto e a segurança que merecem quando estão cuidando de sua saúde”, diz o secretário de Obras, Beto Piteri.
O projeto atual prevê uma nova UBS em área de construção de 1.773,37m², distribuídos em três pavimentos, com 10 consultórios médicos (dois para odontologia, três para ginecologia e obstetrícia e cinco para clínica geral e pediatria). Haverá também espaços específicos para vacina, inalação, curativo, medicação, reidratação, coleta, farmácia, serviço social, acolhimento, grupos e núcleos, além de administração, reunião, recepção e sala de espera. A nova unidade contará ainda com três elevadores, inclusive com capacidade para transportar macas e, no pavimento inferior, estacionamento para funcionários e abrigo para gases medicinais.
Os pacientes da UBS do Boa Vista que tiverem consultas marcadas ou precisarem de algum atendimento devem se dirigir à rua Benedita Guerra Zendron, 225, Vila São João, no Centro de Barueri. A unidade está no primeiro andar do Centro de Especialidades e irá atender das 7 às 19 horas.