O 33º Batalhão da Polícia Militar (33º BPM/M) emitiu nota nesta semana informando que a corporação auxiliará o Poder Judiciário, na manhã de segunda-feira, dia 21 de fevereiro, para cumprimento de um Mandado de Reintegração de Posse na estrada do Pequiá, em Carapicuíba. A ação cumprirá determinação da juíza Leila França Carvalho Mussa, da 3ª Vara Cível da cidade, dentro do Processo nº 1009751-45.2016.0127.
Segundo a PM, a área possui cerca de 11.725 metros quadrados e contém sete torres do Programa Minha Casa Minha Vida que teriam sido ocupadas ilegalmente por 627 pessoas, distribuídas em 181 apartamentos e outras 10 moradias, entre barracos de madeira e apartamentos de alvenaria.
A invasão ocorreu ainda durante a construção, com 40% da obra concluída e foi condenada por perícia judicial, que detectou o risco de desabamento e incêndio. A Prefeitura de Carapicuíba, parte interessada na reintegração, já estaria desempenhando trabalhos de conscientização dos invasores para a saída voluntária, cadastrando famílias para recebimento do aluguel social, além de fornecer meios para a retirada dos pertences dos invasores. Diante de tais ações, algumas famílias já teriam se retirado do local.
Conforme planejamento próprio, o 33º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano realizará o apoio no cumprimento da ordem judicial, bem como a segurança de todos os presentes e o Oficial de Justiça que irá executar a medida. O local deve contar com um grande aparato policial, contando ainda com o apoio do 5° BAEP, Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, Enel e Sabesp.