Primeiras ações pela passagem dos 60 anos são comandadas em Osasco pelo prefeito Rogério Lins
Assim como estava programado, a Prefeitura de Osasco reuniu no sábado da semana passada, dia 19 de fevereiro, diversas ações e inaugurações para celebrar a data oficial que marcou os 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade. A data também serviu como um ‘start’ para o lançamento de um pacote de obras e serviços, intitulado “60 Anos – Osasco feita por você”, anunciado pelo prefeito Rogério Lins (Pode), que será entregue ao longo de 2022.
Algumas das primeiras atividades já formalizadas ocorreram no Parque Chico Mendes, na zona Sul da cidade, como o tradicional corte do bolo de aniversário, onde o prefeito esteve acompanhado de diversas autoridades e também da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins. O “parabéns a você” aconteceu no Varandão do Parque Chico Mendes e contou com bolo de 20 quilos produzido pelo Fundo Social e a distribuição de 5 mil pedaços em pote personalizado.
As atividades no Parque foram abertas com um Culto Evangélico, celebrado pelo Pastor Ageo Silva, da Igreja Evangélica da Vila Yara. Na sequência, houve a entrega do novo Batistério e da nova Equoterapia, e ações culturais, artísticas e esportivas. No final do dia, uma Missa na Catedral de Santo Antônio, celebrada pelo monsenhor Claudemir José dos Santos encerrou a programação do sábado.
BATISTÉRIO
O novo Batistério “Edméia do Nascimento Amaral”, no Parque Chico Mendes, está localizado na rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba. Além da piscina batismal, o espaço ganhou um deck com púlpito para realização de cerimônias, arquibancadas para que familiares e amigos dos batizados possam acompanhar o ato e também vestiários feminino e masculino com acessibilidade.
Com capacidade para 170 pessoas, fiéis de várias denominações, passam a contar com um espaço mais seguro para o ritual de batismo. Entre as novidades, banheiro e vestiário contemplando acessibilidade; barras de acessibilidade dentro da piscina batismal e em todo perímetro; uso de água específica para piscina batismal, evitando a utilização das águas do córrego, preservando o fluxo natural e os peixes. Também foram construídos no novo Batistério, mini arquibancada para amigos e familiares acompanharem o batismo, um palco para músicos e demais oradores e um segundo palco coberto.
EQUOTERAPIA
A cargo da Secretaria de Educação, o espaço para a Equoterapia foi reformado. O ambiente ampliado ganhou mais duas baias de cavalos, aumentando a capacidade de atendimento. Agora, o serviço conta com oito cavalos e poderá atender até 250 alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, conforme indicação escolar. Antes da reforma, o atendimento a cerca de 70 alunos era feito com cinco cavalos.
A Equoterapia é um serviço complementar à educação e visa apoiar a aprendizagem e a participação no âmbito escolar de crianças regularmente matriculadas na rede municipal de ensino que apresentem encefalopatia crônica não progressiva (paralisia cerebral); síndromes neurológicas; traumatismo cranioencefálico; acidente vascular encefálico; distúrbios de aprendizagem, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Transtorno Opositor Desafiador (TOD); distúrbios comportamentais e deficiência intelectual.
O tratamento é gratuito, individualizado e inclusivo, realizado no contraturno das aulas regulares, durante todo o ano letivo.
A VOLTA DA CICLOFAIXA
No domingo, 20, a Prefeitura também retomou a Ciclofaixa de Lazer da cidade, suspensa desde o início da pandemia de Covid-19. Com percurso do Parque Chico Mendes até o Boulevard Ulisses Dante Bastiston, em frente à Prefeitura, totalizando 7 km nos dois sentidos, o local também conta com sistema de empréstimo de bicicletas. Para marcar a reabertura, foi realizado o tradicional passeio ciclístico da Emancipação que teve a concentração na frente do Paço e reuniu famílias inteiras e grupos de pedal.
O trecho contará ainda com as sinalizações verticais e horizontais características da Ciclofaixa de Lazer, isolamento por cones e cavaletes, e funcionará todos os domingos das 7 às 12 horas.
“Osasco tem muito a comemorar, porque chega aos 60 anos como uma das principais cidades do país. Somos o município paulista que mais gerou vagas de emprego formal entre os maiores empregadores do Estado de São Paulo, e estamos investindo nos setores de Saúde, Educação, infraestrutura e mobilidade urbana. Não conseguimos resolver todos os problemas da cidade, mas estamos enfrentando cada um deles. Hoje, só tenho que agradecer a Deus, à minha família e a todos os que, direta ou indiretamente, contribuem para o avanço da nossa cidade”, ressaltou Rogério Lins durante as comemorações.