Início Cidades Servidores das maternais terão noções básicas de primeiros socorros em Barueri

Servidores das maternais terão noções básicas de primeiros socorros em Barueri

831
0
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Programa sobre primeiros socorros será aplicado em 13 escolas maternais de Barueri

A Defesa Civil de Barueri deu início nesta semana, na segunda-feira, dia 21, ao Programa Noções Básicas de Primeiros Socorros nas Escolas (NoPSE), a ser realizado em 13 escolas maternais da rede municipal de ensino.
“O objetivo principal é capacitar os professores e demais funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de urgências e emergências, até a chegada do serviço especializado”, explica Roberto Lago, da Coordenadoria Técnica de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana da cidade.
O programa é direcionado aos gestores, assistentes, professores, profissionais da limpeza e guardas de patrimônio das escolas. A primeira escola a receber o programa é a Maternal Aracy Martins de Lima, no Jardim Belval. Ao todo, mais de mil servidores serão contemplados pelo programa em um primeiro momento. A ideia é estender a ação para outras escolas da rede.
“O acidente não tem hora para acontecer, e quando todos da escola estão orientados, uns auxiliam os outros”, ressalta Lago.
No programa serão abordados temas relacionados aos principais acidentes com maior incidência no cotidiano escolar, interno ou externo, como quedas, convulsões, cortes, febre, queimaduras, engasgamentos, entorses/luxações, desmaios ou uma parada cardiorrespiratória.
Segundo a própria Prefeitura, o NoPSE teve início na cidade em 2017, antes mesmo da lei municipal 2.685 de 29 de maio de 2019, feita a partir da chamada “Lei Lucas” (lei federal 13.722/18), que estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

Programa visa identificar e agir preventivamente em situações de urgências e emergências – Foto: Divulgação/Defesa Civil