A Secretaria da Família (Sefam), da Prefeitura de Barueri, completou um ano de atividades na última sexta-feira, dia 4 de março, criada para promover o fortalecimento dos vínculos familiares, principalmente em relação a crianças, adolescentes, idosos e mulheres.
Nesse período, a Sefam assumiu, por exemplo, a responsabilidade sobre a Coordenadoria da Juventude, que promove políticas públicas para os jovens; o Parque da Maturidade, que oferece atividades físicas, jogos, terapias, aulas de computação, artesanato entre outros para os idosos; além do Asilo, administrado pelo Grupo Vida. A pasta mantém também uma parceria com comunidades terapêuticas para prevenção, resgate, tratamento, acompanhamento e pós-tratamento de pessoas em situação de alcoolismo e drogadição.
“Através do trabalho voltado às famílias, espera-se, no médio/longo prazo, diminuir a drogadição, crimes, violência doméstica, alcoolismo, problemas sociais e até a degradação dos lares pela ausência da informação e do cuidado”, afirma o secretário da Sefam, Sílvio Macedo. “O objetivo da Secretaria é dar início a um novo ciclo de referência com relação às famílias”, completa.
PLANOS E AÇÕES
De acordo com o secretário, há negociações com a Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal, para trazer a Barueri o “Projeto Acolha a Vida”, que atua diretamente na prevenção de automutilação e suicídio. Outras inciativas da Sefam para este ano envolvem a adoção do Selo Município Amigo da Família e do Programa Reconecte, ambos também do governo federal.
Tratada como uma de suas principais ações, a Sefam desenvolve atualmente o Programa Famílias Fortes, que abrange todas as famílias que tenham crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Ao longo de encontros semanais, são abordados temas como amor e limites, a importância das regras na casa, como lidar com frustrações, metas e sonhos, entre outros.