Início Cultura Livro ‘Malucos por Rádio’ conta a saga da Equipe Furacão

Livro ‘Malucos por Rádio’ conta a saga da Equipe Furacão

1670
0
Capa do livro, com coparticipação de Fátima Baltazar e Fábio Galvão

Baltazar, Marchetti & Cia: ‘Malucos por Rádio’

Uma noite histórica para os profissionais e amantes do rádio em toda a região Oeste aconteceu na quarta-feira da semana passada, dia 16/3, no auditório do jornal Diário da Região, localizado no Centro de Osasco. Ali, personalidades da comunicação e dos esportes de diversas gerações se reuniram para acompanhar o lançamento do livro “Malucos por Rádio”, que conta a saga da Equipe Furacão que, por quase 50 anos, dominou o cenário jornalístico/esportivo/radiofônico com transmissões esportivas e de outras temáticas por toda a região.
No comando dos trabalhos – é lógico -, estava a dupla que protagonizou todas as grandes histórias vividas pela equipe: o jornalista, radialista e advogado Antônio Júlio Baltazar e o ex-jogador profissional de futebol, Toni Marchetti, que recepcionaram amigos e ex-integrantes da equipe.
A equipe Furacão notabilizou-se por divulgar quase tudo em termos de esporte regional; além de cobrir oito Copas do Mundo de futebol e três Olimpíadas. Durante os 46 anos de vida em equipe, Baltazar e Marchetti viveram muitas aventuras, criando amizades e ajudando a formar profissionais que hoje se destacam em diversos setores do jornalismo e da comunicação como um todo. O livro, que resume todas essas histórias é uma iniciativa de Antônio Júlio Baltazar, que contou com a coautoria de sua filha publicitária e jornalista Fátima Baltazar e do também jornalista Fábio Galvão.
Na “orelha” de seu livro, o próprio Baltazar conta: “Este livro conta com um amontoado de histórias vividas por uma equipe esportiva de porte médio em Osasco e região. À época, mesmo atuando em uma região operária, essa equipe se embrenhou pelos mais diversos caminhos da informação…Lá se vão quase 50 anos de histórias, forjadas por grandes coberturas esportivas, eleições, eventos sazonais, além de coberturas diversas com grupos políticos de cidades coirmãs, no mundo todo”. E completa: As páginas a seguir são fatos que foram revelados por Antônio Júlio Baltazar, exclusivamente aos jornalistas Fábio Galvão e Fátima Baltazar. Não é à toa que eles assinam como autores intelectuais desta obram até porque conseguiram a proeza de colocar, no papel, um copilado de histórias que vivia guardado em minha memória. Para isso, fizeram uma longa viagem no tempo. Um giro de quase 50 anos ao redor do mundo! Uma tarefa árdua e exaustiva, fruto de várias sessões e dezenas de horas de entrevistas”, encerra Baltazar.
Na cerimônia da semana passada, diversas personalidades, como o ex-prefeito de Osasco e diretor da rádio Nova Difusora, Francisco Rossi; ou o radialista e atual deputado estadual Ataide Teruel; se revezaram nos discursos em favor do trabalho da Equipe Furacão e de seus integrantes.
À reportagem do jornal Página Zero, Baltazar afirmou que já ficaria satisfeito com a simples distribuição de seu livro pelas bibliotecas da região, para que fosse acessado pelos jovens e estudantes da área de comunicação. Já sua filha Fátima afirmou que tem sido grande a procura pelos exemplares e que já está estudando de disponibilizá-lo em breve pelas plataformas da Estante Virtual e também do Mercado Livre.
Interessados em manter contato, em busca de exemplares, podem se corresponder pelo e-mail [email protected].

Noite histórica: Baltazar (à esq.) e Marcheti, juntos, para o lançamento do livro