A Secretaria da Educação de Jandira está unindo forças com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para promover na cidade, a partir do próximo mês de maio, uma série de ações dirigidas aos estudantes e professores da cidade, alusivas aos direitos da criança e, em especial, à luta pela erradicação do trabalho infantil.
Como primeiro passo para a implementação do projeto, o MPT realizou a capacitação de integrantes da Secretaria de Educação para que esses atuem como multiplicadores da mensagem que tem como foco a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil. A próxima etapa será a realização de oficinas nas escolas, atividades interdisciplinares e, por fim, a produção de trabalhos escolares sobre o mesmo tema.
Com a ação colocada em prática, a Secretaria de Educação pretende influenciar a sociedade no sentido de que o tempo da criança destinado ao processo de ensino-aprendizagem não se trata de “tempo perdido” ou “gasto” que não traz resultado e, sim, que esse tempo que a criança se dedica à educação é um investimento para seu futuro e da sociedade.
A Prefeitura não divulgou datas e mais detalhes sobre o início do projeto.