Início Cidades Barueri anuncia intensificação nas ações de combate à dengue

Barueri anuncia intensificação nas ações de combate à dengue

828
0
As visitas domiciliares são reforçadas com mutirões de inspeção - Foto: Ricardo Santos/Secom 

Através de nota distribuída à imprensa no início desta semana, a Prefeitura de Barueri registra que nas últimas semanas as notificações de Dengue na cidade e nos municípios vizinhos têm apresentado aumento significativo de casos. Apesar disso, e por considerar que os estudos epidemiológicos registram que o período das chuvas (março e abril) têm historicamente índices mais altos na ocorrência da doença, a Prefeitura anunciou a adoção de uma série de medidas para o enfrentamento do problema nos limites do município. A cidade ainda procura ações conjuntas com os municípios vizinhas, caso haja um crescimento nos números de afetados pela doença.
De acordo com dados recentes divulgados pela administração municipal e atribuídos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan On-Line) do Ministério da Saúde, Barueri teria contabilizado 59 casos suspeitos de dengue, sendo 15 confirmados e 20 em investigação de janeiro deste ano até o momento.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Ambrogini, “após a ocorrência das chuvas é o momento que devemos ficar atentos aos possíveis criadouros e eliminá-los”. Por isso, a administração municipal tem por foco manter as atividades de prevenção. Uma das maneiras de monitorar a situação é por meio da ADL – Avaliação de Densidade Larvária -, que identifica a tendência de alta da população de mosquitos Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) nas regiões.
Por meio desse mapeamento é possível direcionar as ações da Vigilância Sanitária com as visitas domiciliares (imóveis em geral), também nos pontos estratégicos e imóveis especiais. No entanto, as ações também englobam outras secretarias e áreas da administração municipal sob a coordenação da sala de situação para o controle das arboviroses (doenças causadas por artrópodes, como insetos e aracnídeos).

TRABALHO COORDENADO

São iniciativas que envolvem as Secretarias de Educação, Esportes, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social, da Mulher, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Segurança, além da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) e mesmo da Câmara Municipal. Desde setembro do ano passado até março deste ano foram formados 257 participantes do programa de combate à dengue na cidade.
As ações conjuntas e coordenadas visam mobilizar a população e os servidores públicos para o combate ao mosquito. São várias as iniciativas nesse sentido, tais como a distribuição de material informativo pelos agentes da Defesa Civil no Terminal Municipal, palestras na rede escolar e visitas domiciliares com retomada dos mutirões de inspeção.
A população de Barueri tem à disposição o Disque Dengue (0800-7717207), que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Por esse número, o morador recebe informações sobre a doença e indica locais abandonados e mesmo imóveis particulares que, potencialmente, podem tornar-se criadores da larva do mosquito. A ligação é gratuita.
O último registro de óbito por dengue em Barueri foi em 2021.
Neste ano de 2022, a Prefeitura divulga já realizado uma média de 3.400 vistorias domiciliares e 330 inspeções em imóveis especiais ou pontos estratégicos propícios para a formação de criadores dos mosquitos.