Durante a sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira, dia 124, os vereadores osasquenses aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei (PL) nº 162/2019 que procura inserir o símbolo mundial do autismo nos estabelecimentos públicos e privados da cidade, bem como meios de transporte que prestam atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
O Projeto foi aprovado com 19 votos favoráveis e precisa passar por nova votação para que seja apreciado pelo prefeito Rogério Lins (Pode), que tem poder de vetar ou sancionar o texto, transformando-o em lei.
Para o autor do projeto, vereador Josias da Juco (PSD), o símbolo vai dinamizar o atendimento às pessoas com autismo e familiares. “Que a gente possa ter nos comércios, nos shoppings, nos supermercados esse símbolo para mostrar para as pessoas que eles têm que ser respeitados”, disse. O parlamentar defende, ainda, que se dê visibilidade ao símbolo do autismo – que ainda é pouco conhecido do público em geral – facilitando o atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista. “Hoje você entra nos ônibus e tem símbolo do idoso, do deficiente, mas não tem esse símbolo, que vai regulamentar o direito dessas pessoas”, acrescentou.
Início Política Regional Osasco poderá ter símbolo mundial do autismo em ônibus e estabelecimentos comerciais