Criada em 26 de abril de 1962 pelo primeiro prefeito da cidade, Hirant Sanazar, a Juventude Cívica de Osasco (Juco) comemorou na terça-feira desta semana seus 60 anos de fundação. Para celebrar a data, a Câmara Municipal promoveu uma sessão Solene, na sede da entidade, com o espacial propósito de entregar uma Placa Comemorativa em nome do Legislativo municipal. A história da Juco começou a ser contada com a emancipação do município e é marcada pelo apoio de pessoas que acreditavam que a educação é capaz de transformar o mundo.
Propositor da honraria, o vereador Josias da Juco (PSD) leva a marca da entidade no próprio nome, já que foi um dos integrantes do grupo. Ele agradeceu a todos que, durante décadas, mantiveram vivo o ideal dos fundadores da Juco. “Não tem como não se emocionar com essa data. A Juco é a minha vida. Aqui é minha casa, onde começou minha vida, onde tive as melhores oportunidades, onde conheci os meus direitos e aprendi muito”, comentou o parlamentar, que presidiu a solenidade.
O prefeito Rogério Lins (Pode) e o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD), também prestigiaram o evento que relembrou a passagem do professor Daniel Barbosa, presente por décadas no comando da entidade e que faleceu no último mês de outubro de 2021. “A Juco tem uma história que se confunde com a história da nossa cidade. Aqui, milhares de jovens foram capacitados e formados, se destacando no mercado de trabalho. O professor Daniel tem todo nosso respeito e carinho. Todas as vezes que estive aqui, ele sempre tinha bons conselhos para me dar. Boas dicas e também bons puxões de orelha”, recordou o prefeito Rogério Lins.
Ribamar Silva, dirigiu-se à atual presidente Daniela Yuri Barbosa de Andrade por continuar o legado idealizado pelo pai, professor Daniel. “Quero parabenizar a professora Daniela por honrar essa missão e parabenizar a todos que lutam por essa instituição tão séria e competente, que encaminha tantos jovens para o mercado de trabalho, mas que, acima de tudo, forma cidadãos que fortalecem a nossa cidade”.
Além de dirigentes da Juco e demais vereadores, estiveram presentes também à cerimônia o ex-prefeito Francisco Rossi e o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Osasco, Samuel Karasin.
No próximo dia 7 de maio, às 9h30, no Ginásio de Esportes Prof. José Liberati, a Juco fará uma solenidade para formatura de 400 jovens, das turmas 120 e 121. Na quinta-feira, 28, a Câmara Municipal voltou a homenagear a entidade através do Programa Nossa História.