Pela primeira vez na cidade, chega a Pirapora do Bom Jesus na segunda-feira, dia 9 de maio, o Festival Cidade Musical, com o propósito de oferecer oficinas musicais a alunos e professores da rede municipal e também aos moradores da cidade e região. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, com a produtora Casa de Conteúdo. O tema do evento será “Samba Paulista – do Caipira às Rodas” e, de acordo com a programação do Festival, os piraporanos poderão participar de oficinas de construção de instrumentos e canto e coral, onde serão apresentadas as obras dos grandes compositores do samba paulista, também conhecido como samba de bumbo e que tem seu berço justamente em Pirapora do Bom Jesus.
O Festival Cidade Musical acontece entre os dias 9 e 28 de maio em cinco frentes: musicalização infantil; capacitação musical para docentes; canto e coral; construção de instrumentos; e vivências na tradição do samba de bumbo. Participarão das atividades alunos e professores das escolas municipais. Os demais moradores da cidade e da região também poderão participar em outras oficinas abertas à população.
Para Vitor Santos, secretário municipal de Cultura e Turismo, o Festival Cidade Musical vai ajudar a população de Pirapora a se reconectar com suas raízes após dois anos sem atividades culturais presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus. “Levar as histórias e vivências do samba do bumbo para as crianças é uma forma de perpetuar as tradições culturais de Pirapora do Bom Jesus”, afirma.
Esta será a terceira edição do Festival. Em 2018 e 2019, o evento aconteceu em Araçariguama, município vizinho a Pirapora.
Depois das oficinas, o evento ainda programa um show de encerramento na Arena Payol, cujos detalhes não foram informados pelos organizadores.