Início Cidades Trânsito e abuso sexual são temas de campanhas em maio da Prefeitura...

Trânsito e abuso sexual são temas de campanhas em maio da Prefeitura de Itapevi

914
0
Foto: Pedro Godoy/Ex Libris/PMI

Prefeitura de Itapevi promove campanhas contra o abuso sexual de crianças e também pela segurança no trânsito

Com a chegada do mês de maio, a Prefeitura de Itapevi anuncia a adesão a pelo menos duas campanhas de cunho nacional que nos últimos anos receberam notoriedade e distinção pelas cores atribuídas a cada uma delas.
Uma dessas ações é a chamada de “Maio Laranja”, desenvolvida na cidade em parceria com as Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil de Itapevi e o Conselho Tutelar do município. O objetivo da campanha é combater o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes.
Com uma série de medidas de enfrentamento ao tema, os organizadores irão promover diversos eventos. Como parte das ações, serão colocados dois banners na Delegacia de Defesa da Mulher, sediada na Vila Santa Rita, e também no prédio administrativo da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, pasta que auxilia na organização do evento. Na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana será realizada uma roda de conversa com a presença de representantes da ONG Ser Amor e de pessoas da comunidade. Também serão distribuídos laços laranjas simbolizando a luta em prol do movimento. A abertura oficial da campanha acontece na quarta-feira, dia 18/5, às 18 horas, na Câmara Municipal, à rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi.
A lei federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data simboliza a morte trágica de Araceli Crespo que, quando tinha 8 anos, em 18 de maio de 1973, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Estado do Espírito Santo. A cor laranja da campanha é inspirada na flor da gérbera, conhecida no Brasil, que simboliza a vulnerabilidade e fragilidade da criança.
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual.
Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
As pessoas que têm conhecimento desses tipos de crimes podem denunciá-los, ligando para o Disque 100 ou, no caso de Itapevi, para o Conselho Tutelar, pelo telefone (11) 4142-1180. Também é possível entrar em contato com a Polícia Civil pelo Disque Denúncia 197, Polícia Militar 190, GCM 199 e 153, e Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi 4450-6779, além do Ministério Público: 4141-0970.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A outra campanha de nível nacional encampada pela Prefeitura de Itapevi neste mês é a chamada de “Maio Amarelo”, com o objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito por meio da conscientização popular.
Com o tema “Juntos salvamos vidas” definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o movimento na cidade terá intervenções artísticas nos semáforos, com os artistas da Secretaria de Cultura. Haverá ainda ações com faixas informativas nos semáforos, colagem de adesivos e entrega de guarda lixos nas principais vias de Itapevi. A Prefeitura também irá realizar blitzes e a distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes e de antenas corta-pipas nas principais vias e avenidas no Centro da cidade.
O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.
A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Folhetos e laços laranjas serão distribuídos na campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes – Foto: Felipe Barros/Ex Libris/PMI