Início Política Regional Parlamentar reforça luta do Codepa pelo tombamento do Museu de Osasco

Parlamentar reforça luta do Codepa pelo tombamento do Museu de Osasco

623
0
Juliana informou sobre pedido protocolado

Na sexta-feira da semana passada, dia 13/5, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) fez publicar na edição da Imprensa Oficial do Município (Iomo) a Portaria nº 1.061/2022 nomeando os novos membros do Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade (Codepa). Dentre os diversos integrantes do órgão criado em 2010 pela Lei nº 4.402, está a representante da Câmara Municipal, vereadora Juliana Gomes Curvelo, a Juliana da Ativoz (PSol).
Na sessão Ordinária de terça-feira, 17, a parlamentar repercutiu sua nomeação e a participação do Legislativo no Conselho, citando já um de seus principais objetivos, que é a intenção de tombamento histórico do Museu de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud. De acordo com a vereadora, o pedido nesse sentido foi protocolado na Secretaria Estadual de Cultura no último dia 7 de abril.
“É nossa história, é nosso museu que será preservado! É um marco histórico para nossa cidade que precisa ser registrado”, comemorou Juliana, explicando que o documento foi enviado ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, responsável pelos processos de estudo de tombamento, de intervenções em bens tombados ou situados em áreas envoltórias.