A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteará nesta sexta-feira, 27, os confrontos das oitavas de final das Copas Libertadores da América e Sul-Americana, em Assunción (Paraguai), a partir das 13 horas. Entre os oito clubes brasileiros que iniciaram a fase de classificação, Corinthians e Athletico (PR) foram os últimos a garantirem matematicamente suas classificações após a rodada finalizada na noite de quinta-feira, 26. Ambos avançaram em 2º lugar de seus grupos: o Corinthians, no E, decepcionou sua torcida que esperava uma goleada diante do Always Ready. O empate em 1×1 deixou o Timão na 2ª colocação do grupo, com 9 pontos, atrás do Boca Júniors, que terminou com 10. No grupo D, o Athletico goleou o Caracas por 5×1, mas não foi o suficiente para superar os índices do Libertad (PAR), que ficou na 1ª colocação com 10, os mesmos pontos do time paranaense.
Palmeiras, com a melhor campanha geral e em busca do tetra, com 18 pontos no grupo A; Flamengo (RJ), Atlético Mineiro e Fortaleza (RJ), por sua vez, também já haviam carimbado a passagem ao término da rodada do meio da semana. Os dois estreantes na competição, Bragantino e América Mineiro, porém, terminaram como lanternas dos grupos C e D, respectivamente com 5 e 2 pontos ganhos, e nem mesmo o consolo de passarem a disputar a Sul-Americana — condição dada aos terceiros colocados de cada grupo da Libertadores –, o Massa Bruta e o Coelho conseguiram.
VOVÔ FAZ HISTÓRIA
A Copa Sul-Americana também teve participação exitosa da maioria dos brasileiros que iniciaram a fase de grupos; neste torneio, apenas o campeão de cada bloco segue sonhando com o troféu.
Santos e São Paulo, como exemplos, destacaram-se nos grupos C e D, com 11 e 16 pontos ganhos, mas quem realmente encheu os olhos do torcedor foi o Ceará (CE). O Vovô abiscoitou seus seis jogos, somou 18 pontos e ainda terminou com um saldo positivo de 16 gols. O Internacional (RS) e o Atlético Goianiense também permanecem no páreo. O Fluminense , no Grupo H, precisava de uma combinação de resultados e, diante do Oriente Petrolero, fez até mais do que sua parte: aplicou uma goleada histórica de 10 a 1, mas nem isso salvou o time carioca que, na 2ª colocação do grupo (11 pontos) liderado por Unión Santa-Fé (12), ficou de fora da próxima fase.
O Cuiabá (MT), novato na Sul-Americana, enfrentou e foi derrotado por 3×1 pelo Melgar (Peru) e já não tinha esperanças de classificação. Ficou em 3º no Grupo B com apenas 6 pontos, bem distante do líder Melgar, que finalizou com 12.
Com o término da fase de grupos da Copa Libertadores, os seguintes clubes, como terceiro colocados após seis rodadas, já tinham lugar assegurado nas oitavas da Sul-Americana quando esta edição era fechada: Táchira (Venezuela), Nacional (Uruguai), Olímpia (Paraguai), Universidad Católica e Colo Colo (Chile), Independiente Del Valle (Equador), The Strongest (Bolívia) e Deportivo Cali (Colômbia0.
LIBERTADORES
Resultados dos brasileiros na sexta rodada da Libertadores: Colo Colo 3×4 Fortaleza; Independiente Del Valle 3×0 América; Atlético Mineiro 1×2 Tolima; Flamengo 2×1 Sporting Cristal; Nacional 3×0 Bragantino; Palmeiras 4×1 Táchira; Athletico 5×1 Caracas e Corinthians 1×1 Always Ready.
Os classificados na fase de grupos da Libertadores são (pela ordem de classificação): Grupo A – Palmeiras e Emelec; Grupo B – Libertad e Athletico; Grupo C – Estudiantes e Vélez Sarsfield; Grupo D – Atlético-MG e Tolima; Grupo E – Boca Juniors e Corinthians; Grupo F – River Plate e Fortaleza; Grupo G – Colón e Cerro Porteño; e Grupo H – Flamengo e Talleres.
SUL-AMERICANA
Resultados dos brasileiros na sexta rodada da Sul-Americana: São Paulo 1×0 Ayacucho; Independiente 0x2 Ceará; Internacional 5×1 9 de Octobre; LDU Quito 1×1 Atlético Goianiense; Santos 1×1 Banfield; Melgar x1 Cuiabá e Oriente Petrolero 1×10 Fluminense.
Os classificados na fase de grupos da Sul-Americana são os seguintes: Grupo A – Lanús, Grupo B – Melgar; Grupo C – Santos; Grupo D – São Paulo; Grupo E – Internacional; Grupo F – Atlético-GO; Grupo G – Ceará e Grupo H – Unión Santa-Fé.